Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Laura Beatriz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26996
Resumo: Esta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a voz, o estudo parte das pesquisas pioneiras de Alfred Wolfsohn (1896-1962) e de seu aluno Roy Hart (1926-1975) para se concentrar nas práticas pedagógicas do Pantheatre, companhia fundada na França por Enrique Pardo junto a outros integrantes originais do Roy Hart Theatre (1962-1986). Além da pesquisa bibliográfica, a reflexão fundamentou-se na observação participante de dois workshops intensivos, ministrados por integrantes do Pantheatre, em entrevistas realizadas com o próprio Enrique Pardo e, ainda, na transposição de algumas das práticas pedagógicas então vivenciadas naqueles workshops ao treinamento do Grupo Experimental de Dança e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC-PMPA). A base teórica centra-se nos referenciais do próprio Pantheatre, mas vale-se também de um olhar transdisciplinar ao encontrar auxílio em reflexões advindas da filosofia, da psicologia e das neurociências.
id URGS_86fa82b9dfc173d9a0ef18dbc0160869
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26996
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Backes, Laura BeatrizSilva, Marta Isaacsson de Souza e2010-12-18T04:22:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/26996000762933Esta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a voz, o estudo parte das pesquisas pioneiras de Alfred Wolfsohn (1896-1962) e de seu aluno Roy Hart (1926-1975) para se concentrar nas práticas pedagógicas do Pantheatre, companhia fundada na França por Enrique Pardo junto a outros integrantes originais do Roy Hart Theatre (1962-1986). Além da pesquisa bibliográfica, a reflexão fundamentou-se na observação participante de dois workshops intensivos, ministrados por integrantes do Pantheatre, em entrevistas realizadas com o próprio Enrique Pardo e, ainda, na transposição de algumas das práticas pedagógicas então vivenciadas naqueles workshops ao treinamento do Grupo Experimental de Dança e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC-PMPA). A base teórica centra-se nos referenciais do próprio Pantheatre, mas vale-se também de um olhar transdisciplinar ao encontrar auxílio em reflexões advindas da filosofia, da psicologia e das neurociências.This paper aims at discussing principles and identifying some technical procedures to give support, particulary for actors and dancers to find alternatives vocal territorier in order to enrich the scenic poetic construction. Considering the emotion as a fundamental element in the exploring new possibilities of the voice, this study start on the pioneering researches by Alfred Wolfsohn (1896-1962) an his pupil Roy Hart (1926-1975) to end focusing on the pedagogical practices by Pantheatre, a company founded in France by Enrique Pardo and some other original members from the Roy Hart Theatre (1962-1986). Our research is based on the bibliographical research and also on our participative observation at two intensive workshops conducted by Pantheatre members, as well as on interviews carried out with Enrique Pardo himself, but mainly on the transposition of some pedagogical practices from those workshops to the training of experimental dancing and drama groups at the Cultural Dept./Secretariat of Porto Alegre City (“Secretaria Municipal da Cultura/SMC-POA”). The theoretical basis is centered in the own Pantheatre´s references, but it has also been provided with a transversal look as it takes some recent debates in Philosophy, Psychology and Neurosciences into consideration, required by the complexity of our object.application/pdfporVoz : EmoçãoCorpo : VozPoética cênicaPedagogia teatralTeatroVoice/bodyEmotion in scenic creationPedagogic practicesVoz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000762933.pdf.txt000762933.pdf.txtExtracted Texttext/plain271660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/2/000762933.pdf.txt3181c364962df44e31583d01dc60a4bcMD52ORIGINAL000762933.pdf000762933.pdfTexto completoapplication/pdf3832119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/1/000762933.pdf2c3228a90649461fd244f664c7d9347cMD51THUMBNAIL000762933.pdf.jpg000762933.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/3/000762933.pdf.jpg4db45df2472f9cabfb330b16add6df4dMD5310183/269962018-10-09 08:36:27.945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26996Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:36:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
title Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
spellingShingle Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
Backes, Laura Beatriz
Voz : Emoção
Corpo : Voz
Poética cênica
Pedagogia teatral
Teatro
Voice/body
Emotion in scenic creation
Pedagogic practices
title_short Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
title_full Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
title_fullStr Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
title_full_unstemmed Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
title_sort Voz & emoção : provocações a partir de Wolfsohn, Roy Hart e Pantheatre
author Backes, Laura Beatriz
author_facet Backes, Laura Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Laura Beatriz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
contributor_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Voz : Emoção
Corpo : Voz
Poética cênica
Pedagogia teatral
Teatro
topic Voz : Emoção
Corpo : Voz
Poética cênica
Pedagogia teatral
Teatro
Voice/body
Emotion in scenic creation
Pedagogic practices
dc.subject.eng.fl_str_mv Voice/body
Emotion in scenic creation
Pedagogic practices
description Esta dissertação se propõe a discutir princípios e identificar alguns procedimentos técnicos que provoquem a descoberta, particularmente por atores e bailarinos, de novos territórios de vocalidade, que contribuam para enriquecer a construção da poética cênica. Considerando a emoção como elemento fundamental na descoberta de possibilidades para a voz, o estudo parte das pesquisas pioneiras de Alfred Wolfsohn (1896-1962) e de seu aluno Roy Hart (1926-1975) para se concentrar nas práticas pedagógicas do Pantheatre, companhia fundada na França por Enrique Pardo junto a outros integrantes originais do Roy Hart Theatre (1962-1986). Além da pesquisa bibliográfica, a reflexão fundamentou-se na observação participante de dois workshops intensivos, ministrados por integrantes do Pantheatre, em entrevistas realizadas com o próprio Enrique Pardo e, ainda, na transposição de algumas das práticas pedagógicas então vivenciadas naqueles workshops ao treinamento do Grupo Experimental de Dança e do Grupo Experimental de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre (SMC-PMPA). A base teórica centra-se nos referenciais do próprio Pantheatre, mas vale-se também de um olhar transdisciplinar ao encontrar auxílio em reflexões advindas da filosofia, da psicologia e das neurociências.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-18T04:22:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26996
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762933
url http://hdl.handle.net/10183/26996
identifier_str_mv 000762933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/2/000762933.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/1/000762933.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26996/3/000762933.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3181c364962df44e31583d01dc60a4bc
2c3228a90649461fd244f664c7d9347c
4db45df2472f9cabfb330b16add6df4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085190145409024