Relatório de Estágio de Adriana Filipa Silva Brandão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Adriana Filipa Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20846
Resumo: O presente Relatório de Estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para a obtenção do grau de Mestre. Este documento pretende expor, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Os pressupostos teóricos e legais apresentados em articulação com as necessidades e interesses das crianças e do contexto educativo, orientaram a construção de práticas educativas que fossem contextualizadas e significativas. Baseada nesta articulação e nas etapas da metodologia de investigação-ação, com integração dos diferentes processos: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, foi possível a construção de práticas transformadoras e de uma identidade profissional docente em ambos os níveis educativos. Face ao exposto, evidencia- se a perspetiva da conceção da criança como sujeito ativo na construção das suas aprendizagens e como centro do processo educativo. Assim, desenvolveu-se um conjunto de práticas pedagógicas assentes numa pedagogia socioconstrutivista, com vista à construção de um ambiente promotor de aprendizagens significativas, numa perspetiva holística e integral. Para além do mencionado, destaca-se o facto do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada ter permitido a construção da identidade profissional docente, através da reflexão sobre, na e para ação e, ainda, o desenvolvimento de competências, profissionais, pessoais e sociais para a habilitação da prática docente com perfil duplo.
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