Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10968 |
Resumo: | A presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP. |
id |
RCAP_fc86c3fc6782833e7ffbd7692219f672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10968 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projectoSatisfação profissionalPráticas educativasMetodologia do trabalho de projectoÁrea de projectoCurrículoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP.Nunes, Maria Cristina de Oliveira SalgadoSapientiaGonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes2018-11-20T15:53:52Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:41Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:31.907384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
title |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
spellingShingle |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes Satisfação profissional Práticas educativas Metodologia do trabalho de projecto Área de projecto Currículo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
title_full |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
title_fullStr |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
title_full_unstemmed |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
title_sort |
Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto |
author |
Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes |
author_facet |
Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação profissional Práticas educativas Metodologia do trabalho de projecto Área de projecto Currículo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Satisfação profissional Práticas educativas Metodologia do trabalho de projecto Área de projecto Currículo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
A presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2009-01-01T00:00:00Z 2018-11-20T15:53:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10968 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133259826724864 |