Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10968
Resumo: A presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP.
id RCAP_fc86c3fc6782833e7ffbd7692219f672
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10968
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projectoSatisfação profissionalPráticas educativasMetodologia do trabalho de projectoÁrea de projectoCurrículoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP.Nunes, Maria Cristina de Oliveira SalgadoSapientiaGonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes2018-11-20T15:53:52Z200920092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10968porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:41Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:31.907384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
title Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
spellingShingle Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes
Satisfação profissional
Práticas educativas
Metodologia do trabalho de projecto
Área de projecto
Currículo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
title_full Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
title_fullStr Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
title_full_unstemmed Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
title_sort Satisfação profissional dos professores do 3º ciclo em relação às práticas educativas na área curricular não disciplinar de área de projecto
author Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes
author_facet Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Esmeralda Cristina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação profissional
Práticas educativas
Metodologia do trabalho de projecto
Área de projecto
Currículo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Satisfação profissional
Práticas educativas
Metodologia do trabalho de projecto
Área de projecto
Currículo
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description A presente investigação centra-se nas características das práticas educativas desenvolvidas na Área de Projecto (AP) ao nível do 3º ciclo e a sua possível relação com a satisfação do docente em relação a esta área. Sendo a AP uma área curricular não disciplinar que passou a vigorar no currículo do ensino básico, foi uma das principais inovações decorrentes da Reorganização Curricular do Ensino Básico definida no Decreto- Lei 6/2001, de 18 de Janeiro. A necessidade de compreender alguns fenómenos com que nos deparámos no quotidiano da nossa actividade, nomeadamente a existência de opiniões diversas acerca desta nova área, induziu-nos a considerar a satisfação profissional dos docentes como variável dependente do tipo de práticas que cada um dos docentes desenvolve nas aulas de AP. Sendo a AP uma área curricular que pode ser atribuída a todos os docentes, assumimos igualmente como objectivo analisar a possível influência das práticas educativas desenvolvidas na AP, na satisfação profissional dos docentes em relação a uma área que habitualmente não é a que lecciona. Através de entrevistas exploratórias, dos grupos de discussão e da revisão de bibliografia identificámos os principais factores relacionados com a satisfação dos docentes, e construímos um instrumento de observação e análise, tendo este sido aplicado aos docentes que se encontravam a leccionar AP ao nível do 3º ciclo, nas escolas do distrito de Faro, no ano lectivo de 2008/2009. Este estudo permitiu-nos verificar que os docentes envolvidos assumem uma posição de satisfação em relação à AP, sendo o factor “relacionamento interpessoal” o que mais se relaciona com a satisfação dos docentes. Por outro lado, os factores “Condições de trabalho” e “Apreciação por terceiros” são os que se relacionam com um menor nível de satisfação. Ressaltamos ainda a importância que os docentes atribuem à existência do par pedagógico e à existência de condições para a utilização das TIC no desenvolvimento das actividades no âmbito da AP.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2009-01-01T00:00:00Z
2018-11-20T15:53:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10968
url http://hdl.handle.net/10400.1/10968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133259826724864