Desempenho motor. Um estudo normativo e criterial em crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Gil H.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freitas, Duarte L., Carmo, José M., Lefevre, Johan A., Almeida, Maria J., Lopes, Vitor P., Neves, Ana C., Rodrigues, Ana J., Antunes, António M., Esteves, Carlos Miguel Azevedo, Conceição, Luís P., Gouveia, Élvio R., Fernandes, Francisco J., Maia, José A.R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/2798
Resumo: O objectivo central do presente estudo foi construir valores de referência para os ‘skills’ locomotores e de controlo dos objectos em crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal. A amostra envolveu 853 sujeitos, 426 rapazes e 427 raparigas, que participaram na pesquisa ‘Crescer com Saúde na Região Autónoma da Madeira’. Os ‘skills’ motores fundamentais foram avaliados através do ‘Test of Gross Motor Development’. As crianças madeirenses apresentaram uma melhoria de resultados com a idade, na quase totalidade dos ‘skills’ motores fundamentais. Os rapazes foram mais proficientes do que as raparigas nos ‘skills’ de controlo dos objectos. O maior número de crianças madeirenses foi classificado na categoria ‘médio’ nos ‘skills’ locomotores (51.5%) e nos ‘skills’ de controlo dos objectos (37.7%). As crianças madeirenses apresentaram equivalentes etários abaixo da média nos ‘skills’ locomotores (86.5%) e nos skills’ de controlo dos objectos (87.7%). Um aumento de mestria com a idade foi observado na corrida, galope, deslocamento lateral, drible, agarrar e lançamento por cima do ombro. As crianças madeirenses apresentaram desempenhos inferiores relativamente às Norte-Americanas. O conhecimento do desempenho motor das crianças madeirenses deve fomentar a investigação e conduzir à implementação de programas na escola e demais instituições.
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