As redes sociais e o crescimento do e-commerce: estudo de casos múltiplos: MusaMakeup e CRU Ecoliving

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafaela Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23584
Resumo: Devido à constante evolução a que temos sido habituados ao longo dos anos, estamos a viver atualmente uma das eras mais tecnológicas e inovadoras de todos os tempos. Em consequência, graças a todo este desenvolvimento, plataformas como as Redes Sociais estão a “tomar conta” do nosso dia a dia. Neste contexto, as Redes Sociais (RS) estão a permitir aos utilizadores em termos individuais e mesmo às organizações tomarem vantagem destas plataformas, fazendo com que cada um, por exemplo, consiga produzir o seu conteúdo, as organizações consigam publicitar os seus produtos e dar “voz” à comunicação digital no geral. As organizações tiveram de se adaptar e acompanhar as persistentes mutações do mercado, incluindo as necessidades dos seus clientes. Assim sendo, começaram a investir em negócios online, marketing online e de influência, e também a facilitar o processo de compra aos seus clientes. A pandemia que todos vivemos, serviu também para este mercado subir drasticamente, visto que, era a única forma de os consumidores satisfazerem as suas necessidades de compra, levando a que as organizações partissem para o online e começassem a adaptar-se a esta nova forma de vender. A presente investigação aprofunda o impacto das Redes Sociais num setor em específico, o E-Commerce (Comércio Eletrónico). Pretende-se identificar a importância que estas plataformas podem ter para o sucesso de um negócio presente online, assim como, mostrar de que forma é vantajoso para uma organização investir nas suas RS e tirar delas o maior partido. A metodologia levada a cabo para concretizar este objetivo foi a metodologia qualitativa, incluindo a análise documental e entrevistas a duas organizações portuguesas de E-Commerce. Os resultados do estudo permitiram concluir que as organizações conseguiram fazer crescer a sua carteira alargada de clientes, ganhar visibilidade, e crescer dentro da esfera digital, conseguindo assim, com uma boa gestão das suas Redes Sociais fazer crescer o seu negócio online.
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