O impacto das ações de marketing nas vendas de um E-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masiero, Raquel Scomazzon
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148458
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar o impacto das ações de marketing nas vendas de um comércio eletrônico, ou e-commerce, medidas a partir dos quatro elementos do mix de marketing – preço, distribuição, promoção e produto. Para tanto, foi construída uma base de dados a partir dos relatórios de gerenciamento do site da loja virtual e das informações provenientes da ferramenta Google Analytics, somando um total de 913 compras realizadas. Para se identificar as características de cada elemento, bem como verificar a influência dos mesmos no volume de vendas online, foram utilizados os métodos de análise descritiva e análise de regressão. Conforme sugere a literatura, os elementos do mix de marketing tradicional apresentam relação com o volume de vendas, mas também há outras variáveis que devem ser agregadas ao modelo quando se trata do cenário digital. Os resultados encontrados indicam algumas variáveis estatisticamente significativas, ao avaliar cada elemento do mix separadamente; porém, compilando todas as variáveis na construção de um modelo preditivo de vendas, apenas três – desconto aplicado, forma de pagamento e cor do produto – mostraram-se relevantes. A partir dos resultados encontrados, o presente estudo reconhece a relevância do modelo de mix de marketing tradicional no contexto digital; no entanto, sugere que novas variáveis sejam agregadas a fim de criar um modelo de previsão de vendas mais completo.
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