Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ada Martins da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37296
Resumo: Nesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações.
id RCAP_fccd50b5827882b4b6acb3ea0075cb40
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino BásicoEnsinoEstatísticaLiteracia estatísticaRaciocínio estatísticoOrganização e tratamento de dadosPapel do professor2º ciclo do Ensino BásicoNesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações.This dissertation presents some fundamental questions in the teaching of the Organization and Data Treatment (OTD) theme, in the second cycle of Basic Education. With a 6th grade class, several tasks were done with the main goal of identifying and analyzing the difficulties and constraints evidenced by the students during the application of concepts of the OTD teaching unit at the level of four topics: statistical concepts (data and variables); representations in tables; representations in graphs and calculation of measures. The development of this work was split in three parts: in the first part a brief historical framework of the concept of statistics in the curricular contents of the discipline of Mathematics is made; the second part presents the theoretical context of some statistical concepts; and lastly, the work developed in the classroom with the students is presented, alongside with some analysis and conclusions. This work proved that the students from this level of teaching reveal several struggles in the understanding of concepts and procedures of Statistics. However, these difficulties do not occur in the understanding of the concepts or their definitions, but in the understanding/ interpretation of the properties of the concepts, as well as relating and applying them on different situations.2023-04-24T08:52:13Z2022-12-20T00:00:00Z2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37296porSilva, Ada Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:36Zoai:ria.ua.pt:10773/37296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:46.416556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
title Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
Silva, Ada Martins da
Ensino
Estatística
Literacia estatística
Raciocínio estatístico
Organização e tratamento de dados
Papel do professor
2º ciclo do Ensino Básico
title_short Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
author Silva, Ada Martins da
author_facet Silva, Ada Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ada Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Estatística
Literacia estatística
Raciocínio estatístico
Organização e tratamento de dados
Papel do professor
2º ciclo do Ensino Básico
topic Ensino
Estatística
Literacia estatística
Raciocínio estatístico
Organização e tratamento de dados
Papel do professor
2º ciclo do Ensino Básico
description Nesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T00:00:00Z
2022-12-20
2023-04-24T08:52:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37296
url http://hdl.handle.net/10773/37296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137731769532416