Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/107 |
Resumo: | Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico na especialidade de Didáctica da Matemática |
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Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatísticaConhecimento estatísticoConhecimento pedagógicoEducação estatísticaEstatísticaOrganização e tratamento de dados1.º ciclo do ensino básicoDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico na especialidade de Didáctica da MatemáticaO presente estudo pretende contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística. Com este propósito foram formuladas as seguintes questões orientadoras da investigação: a) Que conhecimento estocástico é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD?; a1) Que conhecimento comum (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; a2) Que conhecimento especializado (matemático e não matemático) deste conteúdo evidenciam os professores?; b) Que conhecimento pedagógico no ensino da OTD (do conteúdo e dos alunos e do conteúdo e do ensino) é mobilizado pelos professores de 1º ciclo em tarefas de OTD? A metodologia seguida neste estudo é de natureza qualitativa de cunho essencialmente interpretativo. A recolha de dados foi realizada inicialmente através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a leccionar turmas de 4º ano de escolaridade. A recolha de dados, com esses professores, foi realizada através de duas entrevistas semi-estruturadas e da observação não participante a cinco aulas de cada um. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento estatístico. Através da análise dos dados recolhidos com este estudo foi possível verificar que os professores de 1º ciclo demonstram dificuldades em responder correctamente a problemas de OTD do programa do 1º ciclo, embora evidenciem consciência acerca das suas próprias dificuldades nesse tema. Os resultados do estudo também revelam que os professores evidenciam um conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico analisadas neste estudo (“Formulação de questões”, “Recolha de dados”, “Análise de dados”, “Necessidade dos dados”, “Transnumeração” e “Integração da estatística e do contexto”), sendo que as maiores dificuldades foram observadas em termos do conhecimento pedagógico do conteúdo e dos alunos, conhecimento matemático especializado e conhecimento não matemático comum, embora tenham sido detectadas fragilidades em todo o conhecimento estatístico dos mesmos. Com este estudo conclui-se que os professores de 1º ciclo demonstram não possuir conhecimentos necessários para leccionar OTD ao nível do 1º ciclo do ensino básico de acordo com as actuais orientações curriculares de Matemática (programa de Matemática de 2007).Monteiro, CecíliaRCIPLCaseiro, Ana2011-09-14T11:20:08Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:29.890753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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