Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37296 |
Resumo: | Nesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações. |
id |
RCAP_fccd50b5827882b4b6acb3ea0075cb40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/37296 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino BásicoEnsinoEstatísticaLiteracia estatísticaRaciocínio estatísticoOrganização e tratamento de dadosPapel do professor2º ciclo do Ensino BásicoNesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações.This dissertation presents some fundamental questions in the teaching of the Organization and Data Treatment (OTD) theme, in the second cycle of Basic Education. With a 6th grade class, several tasks were done with the main goal of identifying and analyzing the difficulties and constraints evidenced by the students during the application of concepts of the OTD teaching unit at the level of four topics: statistical concepts (data and variables); representations in tables; representations in graphs and calculation of measures. The development of this work was split in three parts: in the first part a brief historical framework of the concept of statistics in the curricular contents of the discipline of Mathematics is made; the second part presents the theoretical context of some statistical concepts; and lastly, the work developed in the classroom with the students is presented, alongside with some analysis and conclusions. This work proved that the students from this level of teaching reveal several struggles in the understanding of concepts and procedures of Statistics. However, these difficulties do not occur in the understanding of the concepts or their definitions, but in the understanding/ interpretation of the properties of the concepts, as well as relating and applying them on different situations.2023-04-24T08:52:13Z2022-12-20T00:00:00Z2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37296porSilva, Ada Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:36Zoai:ria.ua.pt:10773/37296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:46.416556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico Silva, Ada Martins da Ensino Estatística Literacia estatística Raciocínio estatístico Organização e tratamento de dados Papel do professor 2º ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Questões fundamentais no ensino de OTD: 2º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Silva, Ada Martins da |
author_facet |
Silva, Ada Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ada Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Estatística Literacia estatística Raciocínio estatístico Organização e tratamento de dados Papel do professor 2º ciclo do Ensino Básico |
topic |
Ensino Estatística Literacia estatística Raciocínio estatístico Organização e tratamento de dados Papel do professor 2º ciclo do Ensino Básico |
description |
Nesta dissertação apresentam-se algumas questões fundamentais no ensino do tema Organização e Tratamento de Dados (OTD) no segundo ciclo do Ensino Básico. Foram trabalhadas diversas tarefas com uma turma do 6º ano de escolaridade e com o principal objetivo de identificar e analisar dificuldades e constrangimentos evidenciados por alunos ao longo da aplicação de conceitos da unidade de ensino OTD ao nível de quatro tópicos: conceitos estatísticos (dados e variáveis); representações em tabelas; representações em gráficos e cálculo de medidas. O trabalho desenvolve-se ao longo de três partes: a primeira faz um breve enquadramento histórico dos conceitos de Estatística nos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática; a segunda parte apresenta o contexto teórico de alguns conceitos estatísticos; a parte final apresenta o trabalho desenvolvido, em sala de aula, com os alunos e respetiva análise e conclusões. A realização deste trabalho evidenciou algumas dificuldades reveladas pelos alunos, deste nível de ensino, na compreensão de conceitos e procedimentos de Estatística. Os resultados sugerem que os alunos enfrentam dificuldades em diferentes conceitos estatísticos, no entanto, estas dificuldades não se verificam na compreensão dos conceitos e sua definição, mas ao nível da compreensão e interpretação das propriedades dos conceitos, relacionando-os e aplicando-os em diferentes situações. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T00:00:00Z 2022-12-20 2023-04-24T08:52:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/37296 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/37296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137731769532416 |