Supervisão no ensino superior online: que práticas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Susana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gaspar, Maria Ivone, Massano, Maria Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14002
Resumo: Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.
id RCAP_fcd9a7f24915ea859bbeaa3cb16d414a
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão no ensino superior online: que práticas?Supervisão pedagógica onlineDesenvolvimento profissional docente no ensino superiorCenários digitais de ensino e aprendizagemColaboraçãoOnline pedagogical supervisionProfessional development of higher education professorsDigital scenarios for teaching and learningCollaborationODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesNos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.Framed in current digital scenarios, this work highlights specific online education features, particularly in higher education and professors’ practice, so as to identify and understand the needs for supervising practices capable of promoting collaboration among teachers for their professional development. The concept of pedagogical supervision has mainly been used in contexts related to early-stage teacher training and to professional development (non-higher education teachers). At the same time, teachers’ profes‑ sional development in higher education has privileged criteria of scientific performance, rather than those of a pedagogical nature. It is, therefore, fundamental to explore the concept of supervision in the context of online education at higher education level. In this article, we assume a theoretical approach based on the concepts of pedagogical supervision and teachers’ professional development. From this approach, we develop an exploratory analysis aiming to identify and analyse supervision practices in online teaching and learning contexts, in order to point out innovative views on higher education supervision contexts.Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraRepositório AbertoHenriques, SusanaGaspar, Maria IvoneMassano, Maria Lúcia2023-06-09T12:29:16Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14002porHenriques, S., Gaspar, M. I., Massano, M. L. (2018). Supervisão no Ensino Superior Online: que práticas?, Revista Portuguesa de Pedagogia, 52(1), 27-41. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_20870-418Xhttps://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_21647-8614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:57.611007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão no ensino superior online: que práticas?
title Supervisão no ensino superior online: que práticas?
spellingShingle Supervisão no ensino superior online: que práticas?
Henriques, Susana
Supervisão pedagógica online
Desenvolvimento profissional docente no ensino superior
Cenários digitais de ensino e aprendizagem
Colaboração
Online pedagogical supervision
Professional development of higher education professors
Digital scenarios for teaching and learning
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Supervisão no ensino superior online: que práticas?
title_full Supervisão no ensino superior online: que práticas?
title_fullStr Supervisão no ensino superior online: que práticas?
title_full_unstemmed Supervisão no ensino superior online: que práticas?
title_sort Supervisão no ensino superior online: que práticas?
author Henriques, Susana
author_facet Henriques, Susana
Gaspar, Maria Ivone
Massano, Maria Lúcia
author_role author
author2 Gaspar, Maria Ivone
Massano, Maria Lúcia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Susana
Gaspar, Maria Ivone
Massano, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica online
Desenvolvimento profissional docente no ensino superior
Cenários digitais de ensino e aprendizagem
Colaboração
Online pedagogical supervision
Professional development of higher education professors
Digital scenarios for teaching and learning
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Supervisão pedagógica online
Desenvolvimento profissional docente no ensino superior
Cenários digitais de ensino e aprendizagem
Colaboração
Online pedagogical supervision
Professional development of higher education professors
Digital scenarios for teaching and learning
Collaboration
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-06-09T12:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14002
url http://hdl.handle.net/10400.2/14002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Henriques, S., Gaspar, M. I., Massano, M. L. (2018). Supervisão no Ensino Superior Online: que práticas?, Revista Portuguesa de Pedagogia, 52(1), 27-41. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2
0870-418X
https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2
1647-8614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135123881328640