POLÍTICAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR DE ANGOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Niembo Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Valentim, Marta Lígia Pomim, Silva, Eliana da, Woida, Luana Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://riesa.mundis.pt/index.php/riesa/article/view/16
Resumo: O panoramada inovação em nível nacional tem mostrado melhorias, contudo há um déficit significativo no que tange a investigação em Ciência e Tecnologia, consequência do baixo investimento governamental. Nessa perspectiva, destacam-sea necessidade de se incrementar ainvestigação e o desenvolvimento, promover a interação entre universidades, instituições de investigação e empresas,como uma maneirade disseminar o conhecimentopara a geração da inovação. Objetivou-se analisar as políticas de inovação voltadas às instituições de ensino superior públicas de Angola, visando verificar quais as políticas públicas que incentivam a inovação nesse contextoe como são aplicadas. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório e documental. Os resultados indicam que o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2022, salvaguarda os objetivos e as metas que o Governo Angolano quer alcançarno referido período, no que concerne à Ciência, Tecnologia e Inovação, perpassando desde a qualificação de docentes e investigadorescientíficos, bem como a implantação de novas unidades de investigação e desenvolvimento no País.
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