O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8731 |
Resumo: | O professor é um profissional que mobiliza conhecimentos múltiplos ao fazer juízos de valor sobre o que e como ensina, a quem ensina e com que finalidades, condições e recursos. Dos vários domínios que integram o conhecimento profissional do professor, destaca-se o conhecimento pedagógico de conteúdo, como o conhecimento que o professor possui acerca de como ensinar um determinado tópico da sua disciplina, de forma a ser apreendido pelos alunos. Este tipo de conhecimento depende do conteúdo e do contexto em que é ensinado e do modo como o professor reflete sobre a sua experiência. Na verdade, a reflexão, em conjunção com o ato de ensinar e a colaboração, contribuem para transformar o conhecimento do professor e desenvolver o seu conhecimento pedagógico de conteúdo. No Mestrado em Ensino da Física e da Química, ministrado pelo Instituto de Educação de Lisboa, incentiva-se uma aprendizagem colaborativa, entre os futuros professores, com ciclos de planeamento, lecionação de aula e reflexão pós-aula. Para isso, é necessário que recolham evidências sobre as aprendizagens e as dificuldades dos seus alunos, tornando a sua reflexão fundamentada, de modo a construir conhecimento a partir da sua prática. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões: Que papel tem a reflexão e o trabalho colaborativo na planificação e no desenvolvimento das tarefas que os futuros professores propõem aos alunos? Como é que os futuros professores interpretam as dificuldades sentidas pelos alunos? Neste estudo, participam 5 futuros professores de Física e Química. Utilizam-se vários instrumentos de recolha de dados: gravação, em registo vídeo, de todas as sessões de preparação e sessões de reflexão pós-aulas; notas de campo; documentos escritos, que incluem as reflexões dos futuros professores; entrevistas semiestruturadas, a cada um dos professores participantes. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo e a reflexão sobre a prática permitem que os futuros professores construam conhecimento, no que se refere ao planeamento de aulas e à interpretação das dificuldades dos seus alunos, os quais são partes integrantes do seu conhecimento pedagógico de conteúdo. |
id |
RCAP_fcedfd0496afa62f826dc8817b747208 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e químicaXV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professoresO professor é um profissional que mobiliza conhecimentos múltiplos ao fazer juízos de valor sobre o que e como ensina, a quem ensina e com que finalidades, condições e recursos. Dos vários domínios que integram o conhecimento profissional do professor, destaca-se o conhecimento pedagógico de conteúdo, como o conhecimento que o professor possui acerca de como ensinar um determinado tópico da sua disciplina, de forma a ser apreendido pelos alunos. Este tipo de conhecimento depende do conteúdo e do contexto em que é ensinado e do modo como o professor reflete sobre a sua experiência. Na verdade, a reflexão, em conjunção com o ato de ensinar e a colaboração, contribuem para transformar o conhecimento do professor e desenvolver o seu conhecimento pedagógico de conteúdo. No Mestrado em Ensino da Física e da Química, ministrado pelo Instituto de Educação de Lisboa, incentiva-se uma aprendizagem colaborativa, entre os futuros professores, com ciclos de planeamento, lecionação de aula e reflexão pós-aula. Para isso, é necessário que recolham evidências sobre as aprendizagens e as dificuldades dos seus alunos, tornando a sua reflexão fundamentada, de modo a construir conhecimento a partir da sua prática. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões: Que papel tem a reflexão e o trabalho colaborativo na planificação e no desenvolvimento das tarefas que os futuros professores propõem aos alunos? Como é que os futuros professores interpretam as dificuldades sentidas pelos alunos? Neste estudo, participam 5 futuros professores de Física e Química. Utilizam-se vários instrumentos de recolha de dados: gravação, em registo vídeo, de todas as sessões de preparação e sessões de reflexão pós-aulas; notas de campo; documentos escritos, que incluem as reflexões dos futuros professores; entrevistas semiestruturadas, a cada um dos professores participantes. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo e a reflexão sobre a prática permitem que os futuros professores construam conhecimento, no que se refere ao planeamento de aulas e à interpretação das dificuldades dos seus alunos, os quais são partes integrantes do seu conhecimento pedagógico de conteúdo.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8731por1646-2335Matoso, CarlaBaptista, MónicaFreire, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.515843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
title |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
spellingShingle |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química Matoso, Carla XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
title_short |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
title_full |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
title_fullStr |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
title_full_unstemmed |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
title_sort |
O papel da reflexão e da colaboração na construção do conhecimento pedagógico de conteúdo de futuros professores de física e química |
author |
Matoso, Carla |
author_facet |
Matoso, Carla Baptista, Mónica Freire, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Mónica Freire, Ana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matoso, Carla Baptista, Mónica Freire, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
topic |
XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores |
description |
O professor é um profissional que mobiliza conhecimentos múltiplos ao fazer juízos de valor sobre o que e como ensina, a quem ensina e com que finalidades, condições e recursos. Dos vários domínios que integram o conhecimento profissional do professor, destaca-se o conhecimento pedagógico de conteúdo, como o conhecimento que o professor possui acerca de como ensinar um determinado tópico da sua disciplina, de forma a ser apreendido pelos alunos. Este tipo de conhecimento depende do conteúdo e do contexto em que é ensinado e do modo como o professor reflete sobre a sua experiência. Na verdade, a reflexão, em conjunção com o ato de ensinar e a colaboração, contribuem para transformar o conhecimento do professor e desenvolver o seu conhecimento pedagógico de conteúdo. No Mestrado em Ensino da Física e da Química, ministrado pelo Instituto de Educação de Lisboa, incentiva-se uma aprendizagem colaborativa, entre os futuros professores, com ciclos de planeamento, lecionação de aula e reflexão pós-aula. Para isso, é necessário que recolham evidências sobre as aprendizagens e as dificuldades dos seus alunos, tornando a sua reflexão fundamentada, de modo a construir conhecimento a partir da sua prática. Assim, este estudo pretende dar resposta às seguintes questões: Que papel tem a reflexão e o trabalho colaborativo na planificação e no desenvolvimento das tarefas que os futuros professores propõem aos alunos? Como é que os futuros professores interpretam as dificuldades sentidas pelos alunos? Neste estudo, participam 5 futuros professores de Física e Química. Utilizam-se vários instrumentos de recolha de dados: gravação, em registo vídeo, de todas as sessões de preparação e sessões de reflexão pós-aulas; notas de campo; documentos escritos, que incluem as reflexões dos futuros professores; entrevistas semiestruturadas, a cada um dos professores participantes. Os resultados evidenciam que o trabalho colaborativo e a reflexão sobre a prática permitem que os futuros professores construam conhecimento, no que se refere ao planeamento de aulas e à interpretação das dificuldades dos seus alunos, os quais são partes integrantes do seu conhecimento pedagógico de conteúdo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8731 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130949519147008 |