Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34239 |
Resumo: | A gastrodiplomacia, baseada nas teorias de soft power, diplomacia pública e nation branding, tem sido um tema altamente discutido nos últimos anos e muitos países lançaram a sua campanha gastrodiplomática no estrangeiro. A China, um país rico em gastronomia, também não vai perder esta nova tendência. Ao aproveitar os grandes eventos internacionais, os média nacionais ou não oficiais etc., o país também está a fazer tentativas gastrodiplomáticas. A presente dissertação visa a explorar a gastrodiplomacia chinesa em Portugal, especialmente, o papel dos restaurantes e supermercados, uma vez que estes são locais onde a maior parte do público português pode ter contacto com a gastronomia e cultura da China. |
id |
RCAP_fd0d3e8ed247189a7823a3fbdbe0045b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34239 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomiaChinaDiplomacia públicaGastrodiplomaciaRestaurantes chinesesRelações luso-chinesasSoft powerA gastrodiplomacia, baseada nas teorias de soft power, diplomacia pública e nation branding, tem sido um tema altamente discutido nos últimos anos e muitos países lançaram a sua campanha gastrodiplomática no estrangeiro. A China, um país rico em gastronomia, também não vai perder esta nova tendência. Ao aproveitar os grandes eventos internacionais, os média nacionais ou não oficiais etc., o país também está a fazer tentativas gastrodiplomáticas. A presente dissertação visa a explorar a gastrodiplomacia chinesa em Portugal, especialmente, o papel dos restaurantes e supermercados, uma vez que estes são locais onde a maior parte do público português pode ter contacto com a gastronomia e cultura da China.Gastrodiplomacy, based on the theories of soft power, public diplomacy and nation branding, has been a highly discussed topic in recent years and many countries have launched their gastrodiplomatic campaign abroad. China, a country rich in gastronomy, will not miss this new trend either. By taking advantage of major international events, domestic or unofficial media etc., the country is also making gastrodiplomatic attempts. This dissertation aims to explore Chinese gastrodiplomacy in Portugal, especially, the role of restaurants and supermarkets, since these are places where most of the Portuguese public can have contact with Chinese gastronomy and culture.2022-07-21T08:56:34Z2022-06-29T00:00:00Z2022-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34239porGuofeng Liinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:57Zoai:ria.ua.pt:10773/34239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:33.160708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
title |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
spellingShingle |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia Guofeng Li China Diplomacia pública Gastrodiplomacia Restaurantes chineses Relações luso-chinesas Soft power |
title_short |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
title_full |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
title_fullStr |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
title_full_unstemmed |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
title_sort |
Diplomacia pública da China em Portugal: a relevância da gastronomia |
author |
Guofeng Li |
author_facet |
Guofeng Li |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guofeng Li |
dc.subject.por.fl_str_mv |
China Diplomacia pública Gastrodiplomacia Restaurantes chineses Relações luso-chinesas Soft power |
topic |
China Diplomacia pública Gastrodiplomacia Restaurantes chineses Relações luso-chinesas Soft power |
description |
A gastrodiplomacia, baseada nas teorias de soft power, diplomacia pública e nation branding, tem sido um tema altamente discutido nos últimos anos e muitos países lançaram a sua campanha gastrodiplomática no estrangeiro. A China, um país rico em gastronomia, também não vai perder esta nova tendência. Ao aproveitar os grandes eventos internacionais, os média nacionais ou não oficiais etc., o país também está a fazer tentativas gastrodiplomáticas. A presente dissertação visa a explorar a gastrodiplomacia chinesa em Portugal, especialmente, o papel dos restaurantes e supermercados, uma vez que estes são locais onde a maior parte do público português pode ter contacto com a gastronomia e cultura da China. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-21T08:56:34Z 2022-06-29T00:00:00Z 2022-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34239 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137710253801472 |