Aprender inglês com musica : uma estratégia de aprendizagem lúdico-pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2571 |
Resumo: | Este estudo resulta da necessidade de mudança de práticas letivas, atenta na inovação e na aprendizagem da língua inglesa por alunos do 1º ciclo. Num mundo em constante mudança, os alunos dos dias de hoje têm interesses e necessidades diversificados e precisam de estímulos e atividades cativantes que lhes proporcionem momentos de aprendizagem efetiva, criativa, motivadora e que despertem o interesse pela aquisição de competências linguísticas ao nível do inglês, no 1º ciclo. Utilizou-se o método de investigação-ação, considerado o mais apropriado neste caso, não só porque permite continuidade, mas também porque é uma metodologia que envolve planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitando reformulação e adequação de estratégias pertinentes e funcionais no processo de ensino-aprendizagem. Neste estudo foram implementadas seis sessões com atividades diversificadas articulando competências e objetivos de inglês com a área musical, numa simbiose interdisciplinar de aquisição de conhecimentos. Diversas atividades musicais funcionaram como recurso preparatório e estimulador no processo de ensinoaprendizagem. Prova disto é o aumento dos níveis de concentração, assim como os níveis de atenção, confiança, coordenação e melhorias na autoestima e na motivação dos alunos. Estes resultados sugerem que a aprendizagem da língua inglesa não é tão difícil como se pensa, quando usadas boas práticas, ajustadas aos alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Este estudo tem implicações a vários níveis e pode concluir-se que estas duas áreas se complementam e as atividades executadas são estratégias de aprendizagem lúdico-pedagógicas, proporcionando momentos de aprendizagem da língua inglesa com carácter lúdico, num ambiente relaxante, apelativo e motivante. |
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Aprender inglês com musica : uma estratégia de aprendizagem lúdico-pedagógicaEducação ArtísticaInglês Curricular 1º cicloMúsicaMotivação para aprendizagem de InglêsArts EducationEnglish Curriculum for young learnersMusicEnglish Learning MotivationEste estudo resulta da necessidade de mudança de práticas letivas, atenta na inovação e na aprendizagem da língua inglesa por alunos do 1º ciclo. Num mundo em constante mudança, os alunos dos dias de hoje têm interesses e necessidades diversificados e precisam de estímulos e atividades cativantes que lhes proporcionem momentos de aprendizagem efetiva, criativa, motivadora e que despertem o interesse pela aquisição de competências linguísticas ao nível do inglês, no 1º ciclo. Utilizou-se o método de investigação-ação, considerado o mais apropriado neste caso, não só porque permite continuidade, mas também porque é uma metodologia que envolve planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitando reformulação e adequação de estratégias pertinentes e funcionais no processo de ensino-aprendizagem. Neste estudo foram implementadas seis sessões com atividades diversificadas articulando competências e objetivos de inglês com a área musical, numa simbiose interdisciplinar de aquisição de conhecimentos. Diversas atividades musicais funcionaram como recurso preparatório e estimulador no processo de ensinoaprendizagem. Prova disto é o aumento dos níveis de concentração, assim como os níveis de atenção, confiança, coordenação e melhorias na autoestima e na motivação dos alunos. Estes resultados sugerem que a aprendizagem da língua inglesa não é tão difícil como se pensa, quando usadas boas práticas, ajustadas aos alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Este estudo tem implicações a vários níveis e pode concluir-se que estas duas áreas se complementam e as atividades executadas são estratégias de aprendizagem lúdico-pedagógicas, proporcionando momentos de aprendizagem da língua inglesa com carácter lúdico, num ambiente relaxante, apelativo e motivante.This study stems from the need to change teaching practices. It gives special attention to innovation and the way English is taught to Year 4 schoolchildren. In a constantly changing world, schoolchildren have diversified interests and necessities and thus they need stimulating and engaging activities that will provide them with moments of effective, creative and motivating learning in order to enhance their interest in the learning of English. The action-research method was employed in this study, as it was considered the most appropriate method, not only because it allows continuity, but also because it is a methodology that involves planning, action, reflection and evaluation, as well as reformulation and adaptation of functional strategies in the teaching-learning process whenever necessary. The present study covered six sessions in which diversified activities were implemented to entwine English language skills with musical skills, in an interdisciplinary symbiosis of knowledge acquisition. Different types of musical activities were used as a preparatory and stimulating resource in the teaching-learning process. These activities have proved to encourage concentration and, at the same time, increase the levels of attention and self-assurance, as well as, coordination, self-esteem and motivation of seven to ten-year-old schoolchildren. Moreover, these activities have facilitated language learning. The results of this study have thus revealed that musical activities not only increase motivation but also promote meaningful and enjoyable language learning. The implications of this study are felt at several levels and it can be concluded that learning English with Music complement each other. The results of this study have thus revealed that musical activities when articulated with English language content can increase motivation and promote meaningful and enjoyable learning.2021-09-23T15:40:50Z2021-07-28T00:00:00Z2021-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2571TID:202767949porLopes, Cristina Raquel Barroso Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:55.648762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo resulta da necessidade de mudança de práticas letivas, atenta na inovação e na aprendizagem da língua inglesa por alunos do 1º ciclo. Num mundo em constante mudança, os alunos dos dias de hoje têm interesses e necessidades diversificados e precisam de estímulos e atividades cativantes que lhes proporcionem momentos de aprendizagem efetiva, criativa, motivadora e que despertem o interesse pela aquisição de competências linguísticas ao nível do inglês, no 1º ciclo. Utilizou-se o método de investigação-ação, considerado o mais apropriado neste caso, não só porque permite continuidade, mas também porque é uma metodologia que envolve planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitando reformulação e adequação de estratégias pertinentes e funcionais no processo de ensino-aprendizagem. Neste estudo foram implementadas seis sessões com atividades diversificadas articulando competências e objetivos de inglês com a área musical, numa simbiose interdisciplinar de aquisição de conhecimentos. Diversas atividades musicais funcionaram como recurso preparatório e estimulador no processo de ensinoaprendizagem. Prova disto é o aumento dos níveis de concentração, assim como os níveis de atenção, confiança, coordenação e melhorias na autoestima e na motivação dos alunos. Estes resultados sugerem que a aprendizagem da língua inglesa não é tão difícil como se pensa, quando usadas boas práticas, ajustadas aos alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos. Este estudo tem implicações a vários níveis e pode concluir-se que estas duas áreas se complementam e as atividades executadas são estratégias de aprendizagem lúdico-pedagógicas, proporcionando momentos de aprendizagem da língua inglesa com carácter lúdico, num ambiente relaxante, apelativo e motivante. |
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