Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3694 |
Resumo: | Empregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas. |
id |
RCAP_fd3bd8919fa2f2933de2e4d8e4ea3d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3694 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestãoGamificaçãoGestão de processosJogos corporativosMotivaçãoAplicativos móveisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEmpregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas.Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroSilva, Lisiane Fonseca daIC-OnlineBohnenberger, Henrique2019-01-04T11:09:21Z2018-10-092018-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3694TID:202130061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:44Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:45.516548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
title |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
spellingShingle |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão Bohnenberger, Henrique Gamificação Gestão de processos Jogos corporativos Motivação Aplicativos móveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
title_full |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
title_fullStr |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
title_full_unstemmed |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
title_sort |
Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão |
author |
Bohnenberger, Henrique |
author_facet |
Bohnenberger, Henrique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marcelino, Neuza Manuel Pereira Ribeiro Silva, Lisiane Fonseca da IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bohnenberger, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gamificação Gestão de processos Jogos corporativos Motivação Aplicativos móveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Gamificação Gestão de processos Jogos corporativos Motivação Aplicativos móveis Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Empregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-09 2018-10-09T00:00:00Z 2019-01-04T11:09:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3694 TID:202130061 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3694 |
identifier_str_mv |
TID:202130061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136971483774976 |