Inserção de aplicativos e gamificação nos processos de gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohnenberger, Henrique
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3694
Resumo: Empregadores sabem que para manter seus funcionários motivados, o trabalho deve oferecer interação, conectividade e desafios. Este estudo aborda a utilização de aplicativos e gamificação como aliados dos gestores na implantação de processos cada vez mais eficientes, interativos e desafiadores. O mercado corporativo está cada vez mais dependente de aplicativos devido à sua eficiência de processamento de informações e confiabilidade nos processos de negócio. Os jogos, por sua vez, funcionam como motores motivacionais do indivíduo, contribuindo para o engajamento deste nos mais variados aspectos e ambientes. A fim de elucidar a teoria, como fonte de dados da pesquisa este trabalho buscou fundamento através de um estudo de caso, utilizando entrevistas e questionários aplicados aos gestores e colaboradores da DGT, uma Empresa de Tecnologia em Segurança e Comunicação localizada na região sul do Brasil. Diversos fatores costumam estar envolvidos quando inserimos aplicativos e jogos no contexto corporativo. Em suma, o objetivo dessas aplicações no contexto empresarial é: obter alto nível de comprometimento dos funcionários, melhorar o desempenho dos colaboradores e tornar a informação acessível em qualquer lugar. Com os resultados obtidos, conclui-se que através da utilização de aplicativos e elementos de gamificação é possível melhorar o desempenho das equipes. Nessa perspectiva, a utilização de aplicativos e softwares não só auxilia a aperfeiçoar a execução e controle de tarefas operacionais, como também serve para facilitar o acompanhamento dos resultados durante a inserção de elementos de gamificação nos processos relatados. O estudo apresentado pretende observar os benefícios encontrados na utilização de aplicativos e gamificação nos processos de gestão. Na esfera proposta, este estudo não contempla mensurar o retorno financeiro ligado a utilização destas ferramentas. Os dados apresentados permitem que, em um estudo futuro, aprofunde-se a pesquisa na esfera financeira da Empresa, possibilitando assim expandir a análise sobre os ganhos financeiros relacionados com a utilização dessas ferramentas.
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