SUPORTE SOCIAL, AUTOEFICÁCIA E FORÇAS DE CARÁTER COMO INDICADORES DE SAÚDE MENTAL POSITIVA EM PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Lopes, Maali
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Leonardo De Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48618
Resumo: O presente estudo tem como objetivo verificar o potencial explicativo de variáveis positivas como indicadores de saúde mental no trabalho de 270 professores brasileiros. Foram utilizados um questionário demográfico, Escala de Forças de caráter, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Escala de Autoeficácia no Trabalho e o Burnout Assessment Tool. Os resultados indicaram bons níveis de suporte social e autoeficácia docente. As principais forças de caráter pontuadas pelos professores foram: imparcialidade, gratidão, bondade, perseverança e amor ao aprendizado. Os resultados também apontam diferenças entre os grupos de dados sociodemográficos. As correlações corroboram com estudos anteriores nas quais foram encontradas associações positivas entre autoeficácia e forças de caráter e correlações negativas significativas entre essas variáveis e os fatores de burnout.
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