Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36311
Resumo: Vivemos numa sociedade de consumo inserida numa era digital, onde o acesso à informação é cada vez maior e a ligação com as marcas se fortalece. Com a tecnologia, a publicidade chega aos consumidores através de um clique e com ela uma elevada quantidade de informação sobre o que consumir. As mensagens por ela veiculadas geram impacto e influenciam as nossas opiniões e sentimentos, ditando a forma como nos comportamos. A publicidade de cosméticos recorre ao visual para se destacar, exibindo mulheres que encaixam no padrão de beleza ideal, utilizando o seu físico como ponto de venda. É exercida uma pressão na mulher para se cuidar e apresentar impecável, quase como se se tratasse de uma construção social. Levanta-se então a preocupação com a mensagem difundida por este tipo de publicidade, em especial, com o impacto que esta possa ter na forma como a sociedade perceciona a mulher. Desenvolveu-se esta investigação com o propósito de compreender como a própria mulher perceciona a forma como se encontra representada nas campanhas publicitárias de cosméticos. Além disso, por se reconhecer o impacto que a publicidade tem nas atitudes e comportamentos pessoais, procurou-se aferir o impacto que essa perceção tem na atitude e intenção de compra da mulher portuguesa. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de uma análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa, de forma a responder ao objetivo da investigação. Realizaram-se três sessões de focus group – cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo – e um inquérito por questionário – cujas hipóteses a validar foram testadas através de análise descritiva e correlação de Pearson.
id RCAP_fd47e398384e276957cd0084588054ea
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compraComportamento do consumidorPerceçãoAtitudeIntenção de compraPublicidade de cosméticosRepresentação da mulherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoVivemos numa sociedade de consumo inserida numa era digital, onde o acesso à informação é cada vez maior e a ligação com as marcas se fortalece. Com a tecnologia, a publicidade chega aos consumidores através de um clique e com ela uma elevada quantidade de informação sobre o que consumir. As mensagens por ela veiculadas geram impacto e influenciam as nossas opiniões e sentimentos, ditando a forma como nos comportamos. A publicidade de cosméticos recorre ao visual para se destacar, exibindo mulheres que encaixam no padrão de beleza ideal, utilizando o seu físico como ponto de venda. É exercida uma pressão na mulher para se cuidar e apresentar impecável, quase como se se tratasse de uma construção social. Levanta-se então a preocupação com a mensagem difundida por este tipo de publicidade, em especial, com o impacto que esta possa ter na forma como a sociedade perceciona a mulher. Desenvolveu-se esta investigação com o propósito de compreender como a própria mulher perceciona a forma como se encontra representada nas campanhas publicitárias de cosméticos. Além disso, por se reconhecer o impacto que a publicidade tem nas atitudes e comportamentos pessoais, procurou-se aferir o impacto que essa perceção tem na atitude e intenção de compra da mulher portuguesa. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de uma análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa, de forma a responder ao objetivo da investigação. Realizaram-se três sessões de focus group – cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo – e um inquérito por questionário – cujas hipóteses a validar foram testadas através de análise descritiva e correlação de Pearson.Domingos, CatarinaRepositório ComumBarbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão2021-04-27T16:18:02Z2021-03-01T00:00:00Z2021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36311202708004porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:25:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:36.941762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
title Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
spellingShingle Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
Barbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
Comportamento do consumidor
Perceção
Atitude
Intenção de compra
Publicidade de cosméticos
Representação da mulher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
title_full Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
title_fullStr Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
title_full_unstemmed Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
title_sort Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra
author Barbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
author_facet Barbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domingos, Catarina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Perceção
Atitude
Intenção de compra
Publicidade de cosméticos
Representação da mulher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Perceção
Atitude
Intenção de compra
Publicidade de cosméticos
Representação da mulher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Vivemos numa sociedade de consumo inserida numa era digital, onde o acesso à informação é cada vez maior e a ligação com as marcas se fortalece. Com a tecnologia, a publicidade chega aos consumidores através de um clique e com ela uma elevada quantidade de informação sobre o que consumir. As mensagens por ela veiculadas geram impacto e influenciam as nossas opiniões e sentimentos, ditando a forma como nos comportamos. A publicidade de cosméticos recorre ao visual para se destacar, exibindo mulheres que encaixam no padrão de beleza ideal, utilizando o seu físico como ponto de venda. É exercida uma pressão na mulher para se cuidar e apresentar impecável, quase como se se tratasse de uma construção social. Levanta-se então a preocupação com a mensagem difundida por este tipo de publicidade, em especial, com o impacto que esta possa ter na forma como a sociedade perceciona a mulher. Desenvolveu-se esta investigação com o propósito de compreender como a própria mulher perceciona a forma como se encontra representada nas campanhas publicitárias de cosméticos. Além disso, por se reconhecer o impacto que a publicidade tem nas atitudes e comportamentos pessoais, procurou-se aferir o impacto que essa perceção tem na atitude e intenção de compra da mulher portuguesa. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de uma análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa, de forma a responder ao objetivo da investigação. Realizaram-se três sessões de focus group – cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo – e um inquérito por questionário – cujas hipóteses a validar foram testadas através de análise descritiva e correlação de Pearson.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27T16:18:02Z
2021-03-01T00:00:00Z
2021-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36311
202708004
url http://hdl.handle.net/10400.26/36311
identifier_str_mv 202708004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011950645248