Adopção do comércio móvel pelos consumidores portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16058 |
Resumo: | A utilização de dispositivos móveis pela população é uma realidade com décadas, os smartphones e tablets tornaram-se ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano tanto a nível profissional, pessoal ou social. Consequentemente, as tecnologias móveis associadas a estes dispositivos tem evoluído ao longo dos anos, representando uma nova oportunidade às empresas para comercializarem os seus produtos e serviços através do comércio móvel, conseguindo interagir com os seus consumidores em qualquer momento e em qualquer lugar. A presente dissertação é um estudo sobre a adopção do comércio móvel por parte dos consumidores portugueses, permitindo uma melhor compreensão sobre os factores que influenciam essa adopção e o grau de influência no comportamento dos utilizadores deste tipo de ferramentas. A disponibilidade limitada de dados sobre a adopção do CM em Portugal e a importância das tecnologias móveis na vida e no comportamento de consumo das pessoas foram os motivos para a concretização deste estudo. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, desta forma obtivemos uma análise mais objectiva de uma amostra da população portuguesa. Deste modo, o presente trabalho consiste numa revisão de literatura descrevendo o estado da arte que a sua articulaçãp com uma recolha de dados através da partilha de um questionário online e a posterior análise dos mesmo. Com este trabalho podemos concluir que a adopção do comércio ainda exige um maior empenho na comunicação e promoção por parte dos vários intervenientes para que potencie a sua disseminação e resulte numa maior aceitação. |
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Adopção do comércio móvel pelos consumidores portuguesesComércio móvelDispositivos móveisConsumidores portuguesesProcesso de adopçãoMobile devicesAdoption processMobile commercePortuguese consumersGestãoA utilização de dispositivos móveis pela população é uma realidade com décadas, os smartphones e tablets tornaram-se ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano tanto a nível profissional, pessoal ou social. Consequentemente, as tecnologias móveis associadas a estes dispositivos tem evoluído ao longo dos anos, representando uma nova oportunidade às empresas para comercializarem os seus produtos e serviços através do comércio móvel, conseguindo interagir com os seus consumidores em qualquer momento e em qualquer lugar. A presente dissertação é um estudo sobre a adopção do comércio móvel por parte dos consumidores portugueses, permitindo uma melhor compreensão sobre os factores que influenciam essa adopção e o grau de influência no comportamento dos utilizadores deste tipo de ferramentas. A disponibilidade limitada de dados sobre a adopção do CM em Portugal e a importância das tecnologias móveis na vida e no comportamento de consumo das pessoas foram os motivos para a concretização deste estudo. Foi utilizada uma abordagem quantitativa, desta forma obtivemos uma análise mais objectiva de uma amostra da população portuguesa. Deste modo, o presente trabalho consiste numa revisão de literatura descrevendo o estado da arte que a sua articulaçãp com uma recolha de dados através da partilha de um questionário online e a posterior análise dos mesmo. Com este trabalho podemos concluir que a adopção do comércio ainda exige um maior empenho na comunicação e promoção por parte dos vários intervenientes para que potencie a sua disseminação e resulte numa maior aceitação.The use of mobile devices by the population it’s a reality with decades of existence. Smartphones and tablets have become indispensable tools in our daily lives, in an professional, personal or social level. Consequently, mobile technologies associated with these devices have evolved over the years, representing a new opportunity for companies to market their products and services through mobile commerce, managing to interact with their consumers anytime, anywhere. The present research sundertakes a study about the adoption of mobile commerce by Portuguese consumers, allowing a better understanding of the factors that influence this adoption and their degree of influence on the behavior of users. The limited availability of data about the adoption of mobile commerce in Portugal and the importance of mobile technologies in the life of the people and specifically in the consumer’s behavior were the reasons for the execution of this study. A quantitive approach was considered an appropriate process for the study, and thus giving a more objective analysis of a sample of the Portuguese population. So, this work comprehends literature review describing the state of the art that articulates with a collection of data performed by an online survey and it’s subsequent analysis of the data. With this work, we can conclude that the adoption of mobile commerce still requires a great effort in the communication and promotion by the stakeholders to potentiate its spread and result in greater acceptance.Sarmento, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, Pedro Manuel Lema2020-07-06T10:52:58Z2016-12-132016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16058TID:202489400porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:47.350910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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