A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41169 |
Resumo: | O presente projeto insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial e tem como principal objetivo compreender como o uso do jogo na intervenção educativa com criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode potenciar aprendizagens no âmbito da disciplina de estudo do meio. A criança com Perturbação do Espetro do Autismo tende, maioritariamente, a isolar-se das outras crianças, tem dificuldade em relacionar-se com o outro, quer ao nível verbal quer ao nível não verbal, demonstra muita dificuldade para desenvolver e lidar com as emoções e um comportamento baseado, sobretudo, em movimentos estereotipados e repetitivos. A PEA é uma alteração que afeta sobretudo três áreas no individuo, a capacidade de comunicação, a interação e a socialização. Neste sentido, o jogo pode ser crucial para o desenvolvimento da criança assegurando que a atividade lúdica é a base para o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-se essencial no meio educativo. No âmbito da intervenção realizada, foram planificadas cinco atividades, integradas na disciplina do estudo do meio, e implementadas com uma criança de dez anos e diagnosticada como tendo Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Concluiu-se que o objetivo deste estudo exploratório foi bem-sucedido. Ao longo das atividades a criança mostrou-se entusiasmada e conseguiu envolver-se durante o tempo proposto na atividade e ainda conseguiu compreender e participar nas atividades. |
id |
RCAP_fd50626b0841fd87ad25fc3fbb9da64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41169 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratórioPerturbação do Espectro do AutismoJogoTeorias do JogoO presente projeto insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial e tem como principal objetivo compreender como o uso do jogo na intervenção educativa com criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode potenciar aprendizagens no âmbito da disciplina de estudo do meio. A criança com Perturbação do Espetro do Autismo tende, maioritariamente, a isolar-se das outras crianças, tem dificuldade em relacionar-se com o outro, quer ao nível verbal quer ao nível não verbal, demonstra muita dificuldade para desenvolver e lidar com as emoções e um comportamento baseado, sobretudo, em movimentos estereotipados e repetitivos. A PEA é uma alteração que afeta sobretudo três áreas no individuo, a capacidade de comunicação, a interação e a socialização. Neste sentido, o jogo pode ser crucial para o desenvolvimento da criança assegurando que a atividade lúdica é a base para o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-se essencial no meio educativo. No âmbito da intervenção realizada, foram planificadas cinco atividades, integradas na disciplina do estudo do meio, e implementadas com uma criança de dez anos e diagnosticada como tendo Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Concluiu-se que o objetivo deste estudo exploratório foi bem-sucedido. Ao longo das atividades a criança mostrou-se entusiasmada e conseguiu envolver-se durante o tempo proposto na atividade e ainda conseguiu compreender e participar nas atividades.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumNascimento, Cátia Alexandra Batista2022-06-23T14:55:48Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41169203028007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.364428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
title |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
spellingShingle |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório Nascimento, Cátia Alexandra Batista Perturbação do Espectro do Autismo Jogo Teorias do Jogo |
title_short |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
title_full |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
title_fullStr |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
title_sort |
A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório |
author |
Nascimento, Cátia Alexandra Batista |
author_facet |
Nascimento, Cátia Alexandra Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Cátia Alexandra Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação do Espectro do Autismo Jogo Teorias do Jogo |
topic |
Perturbação do Espectro do Autismo Jogo Teorias do Jogo |
description |
O presente projeto insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial e tem como principal objetivo compreender como o uso do jogo na intervenção educativa com criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode potenciar aprendizagens no âmbito da disciplina de estudo do meio. A criança com Perturbação do Espetro do Autismo tende, maioritariamente, a isolar-se das outras crianças, tem dificuldade em relacionar-se com o outro, quer ao nível verbal quer ao nível não verbal, demonstra muita dificuldade para desenvolver e lidar com as emoções e um comportamento baseado, sobretudo, em movimentos estereotipados e repetitivos. A PEA é uma alteração que afeta sobretudo três áreas no individuo, a capacidade de comunicação, a interação e a socialização. Neste sentido, o jogo pode ser crucial para o desenvolvimento da criança assegurando que a atividade lúdica é a base para o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-se essencial no meio educativo. No âmbito da intervenção realizada, foram planificadas cinco atividades, integradas na disciplina do estudo do meio, e implementadas com uma criança de dez anos e diagnosticada como tendo Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Concluiu-se que o objetivo deste estudo exploratório foi bem-sucedido. Ao longo das atividades a criança mostrou-se entusiasmada e conseguiu envolver-se durante o tempo proposto na atividade e ainda conseguiu compreender e participar nas atividades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23T14:55:48Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41169 203028007 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41169 |
identifier_str_mv |
203028007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038639001600 |