A criança com perturbação do espectro do autismo (PEA) e o jogo: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Cátia Alexandra Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41169
Resumo: O presente projeto insere-se no âmbito do Mestrado de Educação Especial e tem como principal objetivo compreender como o uso do jogo na intervenção educativa com criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) pode potenciar aprendizagens no âmbito da disciplina de estudo do meio. A criança com Perturbação do Espetro do Autismo tende, maioritariamente, a isolar-se das outras crianças, tem dificuldade em relacionar-se com o outro, quer ao nível verbal quer ao nível não verbal, demonstra muita dificuldade para desenvolver e lidar com as emoções e um comportamento baseado, sobretudo, em movimentos estereotipados e repetitivos. A PEA é uma alteração que afeta sobretudo três áreas no individuo, a capacidade de comunicação, a interação e a socialização. Neste sentido, o jogo pode ser crucial para o desenvolvimento da criança assegurando que a atividade lúdica é a base para o desenvolvimento intelectual da criança, tornando-se essencial no meio educativo. No âmbito da intervenção realizada, foram planificadas cinco atividades, integradas na disciplina do estudo do meio, e implementadas com uma criança de dez anos e diagnosticada como tendo Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Concluiu-se que o objetivo deste estudo exploratório foi bem-sucedido. Ao longo das atividades a criança mostrou-se entusiasmada e conseguiu envolver-se durante o tempo proposto na atividade e ainda conseguiu compreender e participar nas atividades.
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