Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22449
Resumo: Este artigo parte dos graffiti para chegar ao propósito da discussão sobre a importância da educação artística e da leitura, primeiro na infância mas não só, na construção da cidadania e prende-se diretamente a duas motivações iniciais: ao interesse pelas questões da cultura contemporânea, em particular sobre a importância da contextualização em educação; e ao princípio de que quem lê e vê melhor um livro ou uma imagem, mais facilmente será um melhor leitor da realidade e do mundo e, como tal, contribuirá para uma melhoria da sociedade democrática, importante questão no desenvolvimento de políticas públicas.
id RCAP_fd60052677af1051e50f8548e30eee6c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22449
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidadeeducação artísitcaleitura literáriacultura contemporâneacidadaniaEste artigo parte dos graffiti para chegar ao propósito da discussão sobre a importância da educação artística e da leitura, primeiro na infância mas não só, na construção da cidadania e prende-se diretamente a duas motivações iniciais: ao interesse pelas questões da cultura contemporânea, em particular sobre a importância da contextualização em educação; e ao princípio de que quem lê e vê melhor um livro ou uma imagem, mais facilmente será um melhor leitor da realidade e do mundo e, como tal, contribuirá para uma melhoria da sociedade democrática, importante questão no desenvolvimento de políticas públicas.Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais Brasil2018-02-22T15:37:46Z2018-02-222017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22449http://hdl.handle.net/10174/22449porPEREIRA, Cláudia Sousa. 2017.“Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade”. AAVV. Anais Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, vol.1. São João Del Rei. Págs. 188-199. ISSN 2594-8482, disponível em http://gtrans-life.ufsj.edu.br/siaus2017/proceedings.pdfhttp://gtrans-life.ufsj.edu.br/siaus2017/proceedings.pdfcsousapereira@gmail.com295Pereira, Cláudia Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:31.191381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
title Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
spellingShingle Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
Pereira, Cláudia Sousa
educação artísitca
leitura literária
cultura contemporânea
cidadania
title_short Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
title_full Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
title_fullStr Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
title_full_unstemmed Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
title_sort Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade
author Pereira, Cláudia Sousa
author_facet Pereira, Cláudia Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv educação artísitca
leitura literária
cultura contemporânea
cidadania
topic educação artísitca
leitura literária
cultura contemporânea
cidadania
description Este artigo parte dos graffiti para chegar ao propósito da discussão sobre a importância da educação artística e da leitura, primeiro na infância mas não só, na construção da cidadania e prende-se diretamente a duas motivações iniciais: ao interesse pelas questões da cultura contemporânea, em particular sobre a importância da contextualização em educação; e ao princípio de que quem lê e vê melhor um livro ou uma imagem, mais facilmente será um melhor leitor da realidade e do mundo e, como tal, contribuirá para uma melhoria da sociedade democrática, importante questão no desenvolvimento de políticas públicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01T00:00:00Z
2018-02-22T15:37:46Z
2018-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22449
http://hdl.handle.net/10174/22449
url http://hdl.handle.net/10174/22449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEREIRA, Cláudia Sousa. 2017.“Graffiti, literatura e política dos estudos literários às questões de sustentabilidade”. AAVV. Anais Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, vol.1. São João Del Rei. Págs. 188-199. ISSN 2594-8482, disponível em http://gtrans-life.ufsj.edu.br/siaus2017/proceedings.pdf
http://gtrans-life.ufsj.edu.br/siaus2017/proceedings.pdf
csousapereira@gmail.com
295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136616839643136