A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Lucia Alves do
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20760
Resumo: O presente trabalho trata da reflexão no curso de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso é o Programa Especial de Graduação de Professores - PGP, que qualifica professores da rede municipal do Estado de Alagoas, para Licenciatura das Séries Iniciais em nível superior. O motivo do estudo se deu por conta da não inserção da Educação da Sexual na sua grade curricular. Para tanto, foi imprescindível a análise das matrizes curriculares do curso em estudo, como também outros documentos que pudessem comprovar a veracidade dos fatos. A Educação Sexual como Tema Transversal nos currículos escolares é uma proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96, que da mesma maneira que impõe a "Orientação Sexual" em sala de aula, não habilita seus professores para tal orientação. O currículo de Formação de Professor, no caso o PGP está bem distante do que se espera da preparação do professor para atender aos anseios de uma proposta pedagógica, que direcione as questões do exercício da sexualidade humana Daí a importância de se fazer uma reflexão na grade curricular, para que assim seja possível oferecer uma formação docente dentro dos princípios da realidade sócio-cultural, atendendo aos alunos com segurança e com naturalidade nas dúvidas que se referem ao exercício da sexualidade humana. ABSTRACT: This paper deals with the reflection in teacher training courses the initial grades of elementary school. The course is the Special Program for Graduate Teachers- PGP, which qualifies teachers in the municipal system of the State of Alagoas, in the series initiated in Degree level. The reason the study was not due to the inclusion of Sex Education in their grade curriculum. Thus, it was essential to review the course curriculum of the matrices under study, as well as other documents that could prove the truth of the facts. Sex Education as Topic Cross in school is a proposal of the Law of Guidelines and Bases of Education Brasileira - LDB N° 9394/96, which requires the same way as the "Sexual Orientation" in the classroom, not empowering their teachers for this orientation. The curriculum of teacher training, where the PGP is well away from what is expected of the teacher preparation to meet the aspirations of a pedagogical proposal, which target the issues of the exercise of human sexuality. Hence the importance of being a reflection in grade curriculum, so that is possible to offer a teacher training in the principles of socio-cultural reality, given the students safely and naturally with the questions that concern the exercise of human sexuality.
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