A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20760 |
Resumo: | O presente trabalho trata da reflexão no curso de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso é o Programa Especial de Graduação de Professores - PGP, que qualifica professores da rede municipal do Estado de Alagoas, para Licenciatura das Séries Iniciais em nível superior. O motivo do estudo se deu por conta da não inserção da Educação da Sexual na sua grade curricular. Para tanto, foi imprescindível a análise das matrizes curriculares do curso em estudo, como também outros documentos que pudessem comprovar a veracidade dos fatos. A Educação Sexual como Tema Transversal nos currículos escolares é uma proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96, que da mesma maneira que impõe a "Orientação Sexual" em sala de aula, não habilita seus professores para tal orientação. O currículo de Formação de Professor, no caso o PGP está bem distante do que se espera da preparação do professor para atender aos anseios de uma proposta pedagógica, que direcione as questões do exercício da sexualidade humana Daí a importância de se fazer uma reflexão na grade curricular, para que assim seja possível oferecer uma formação docente dentro dos princípios da realidade sócio-cultural, atendendo aos alunos com segurança e com naturalidade nas dúvidas que se referem ao exercício da sexualidade humana. ABSTRACT: This paper deals with the reflection in teacher training courses the initial grades of elementary school. The course is the Special Program for Graduate Teachers- PGP, which qualifies teachers in the municipal system of the State of Alagoas, in the series initiated in Degree level. The reason the study was not due to the inclusion of Sex Education in their grade curriculum. Thus, it was essential to review the course curriculum of the matrices under study, as well as other documents that could prove the truth of the facts. Sex Education as Topic Cross in school is a proposal of the Law of Guidelines and Bases of Education Brasileira - LDB N° 9394/96, which requires the same way as the "Sexual Orientation" in the classroom, not empowering their teachers for this orientation. The curriculum of teacher training, where the PGP is well away from what is expected of the teacher preparation to meet the aspirations of a pedagogical proposal, which target the issues of the exercise of human sexuality. Hence the importance of being a reflection in grade curriculum, so that is possible to offer a teacher training in the principles of socio-cultural reality, given the students safely and naturally with the questions that concern the exercise of human sexuality. |
id |
RCAP_fd660d089a9edc9e8ab217e1f31500f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20760 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciaisEducação sexualFormação de professorCurrículoSexual educationTeacher trainingCurriculumO presente trabalho trata da reflexão no curso de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso é o Programa Especial de Graduação de Professores - PGP, que qualifica professores da rede municipal do Estado de Alagoas, para Licenciatura das Séries Iniciais em nível superior. O motivo do estudo se deu por conta da não inserção da Educação da Sexual na sua grade curricular. Para tanto, foi imprescindível a análise das matrizes curriculares do curso em estudo, como também outros documentos que pudessem comprovar a veracidade dos fatos. A Educação Sexual como Tema Transversal nos currículos escolares é uma proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96, que da mesma maneira que impõe a "Orientação Sexual" em sala de aula, não habilita seus professores para tal orientação. O currículo de Formação de Professor, no caso o PGP está bem distante do que se espera da preparação do professor para atender aos anseios de uma proposta pedagógica, que direcione as questões do exercício da sexualidade humana Daí a importância de se fazer uma reflexão na grade curricular, para que assim seja possível oferecer uma formação docente dentro dos princípios da realidade sócio-cultural, atendendo aos alunos com segurança e com naturalidade nas dúvidas que se referem ao exercício da sexualidade humana. ABSTRACT: This paper deals with the reflection in teacher training courses the initial grades of elementary school. The course is the Special Program for Graduate Teachers- PGP, which qualifies teachers in the municipal system of the State of Alagoas, in the series initiated in Degree level. The reason the study was not due to the inclusion of Sex Education in their grade curriculum. Thus, it was essential to review the course curriculum of the matrices under study, as well as other documents that could prove the truth of the facts. Sex Education as Topic Cross in school is a proposal of the Law of Guidelines and Bases of Education Brasileira - LDB N° 9394/96, which requires the same way as the "Sexual Orientation" in the classroom, not empowering their teachers for this orientation. The curriculum of teacher training, where the PGP is well away from what is expected of the teacher preparation to meet the aspirations of a pedagogical proposal, which target the issues of the exercise of human sexuality. Hence the importance of being a reflection in grade curriculum, so that is possible to offer a teacher training in the principles of socio-cultural reality, given the students safely and naturally with the questions that concern the exercise of human sexuality.Universidade de Évora2017-02-21T11:09:51Z2017-02-212010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20760http://hdl.handle.net/10174/20760porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Nascimento, Ana Lucia Alves doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20760Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:08.739405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
title |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
spellingShingle |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais Nascimento, Ana Lucia Alves do Educação sexual Formação de professor Currículo Sexual education Teacher training Curriculum |
title_short |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
title_full |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
title_fullStr |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
title_full_unstemmed |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
title_sort |
A educação sexual no curriculo de formação de professores das séries iniciais |
author |
Nascimento, Ana Lucia Alves do |
author_facet |
Nascimento, Ana Lucia Alves do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Lucia Alves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Formação de professor Currículo Sexual education Teacher training Curriculum |
topic |
Educação sexual Formação de professor Currículo Sexual education Teacher training Curriculum |
description |
O presente trabalho trata da reflexão no curso de Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. O curso é o Programa Especial de Graduação de Professores - PGP, que qualifica professores da rede municipal do Estado de Alagoas, para Licenciatura das Séries Iniciais em nível superior. O motivo do estudo se deu por conta da não inserção da Educação da Sexual na sua grade curricular. Para tanto, foi imprescindível a análise das matrizes curriculares do curso em estudo, como também outros documentos que pudessem comprovar a veracidade dos fatos. A Educação Sexual como Tema Transversal nos currículos escolares é uma proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB n° 9.394/96, que da mesma maneira que impõe a "Orientação Sexual" em sala de aula, não habilita seus professores para tal orientação. O currículo de Formação de Professor, no caso o PGP está bem distante do que se espera da preparação do professor para atender aos anseios de uma proposta pedagógica, que direcione as questões do exercício da sexualidade humana Daí a importância de se fazer uma reflexão na grade curricular, para que assim seja possível oferecer uma formação docente dentro dos princípios da realidade sócio-cultural, atendendo aos alunos com segurança e com naturalidade nas dúvidas que se referem ao exercício da sexualidade humana. ABSTRACT: This paper deals with the reflection in teacher training courses the initial grades of elementary school. The course is the Special Program for Graduate Teachers- PGP, which qualifies teachers in the municipal system of the State of Alagoas, in the series initiated in Degree level. The reason the study was not due to the inclusion of Sex Education in their grade curriculum. Thus, it was essential to review the course curriculum of the matrices under study, as well as other documents that could prove the truth of the facts. Sex Education as Topic Cross in school is a proposal of the Law of Guidelines and Bases of Education Brasileira - LDB N° 9394/96, which requires the same way as the "Sexual Orientation" in the classroom, not empowering their teachers for this orientation. The curriculum of teacher training, where the PGP is well away from what is expected of the teacher preparation to meet the aspirations of a pedagogical proposal, which target the issues of the exercise of human sexuality. Hence the importance of being a reflection in grade curriculum, so that is possible to offer a teacher training in the principles of socio-cultural reality, given the students safely and naturally with the questions that concern the exercise of human sexuality. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2017-02-21T11:09:51Z 2017-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20760 http://hdl.handle.net/10174/20760 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Esc. C. S. teses@bib.uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136603274215424 |