De architectis instituendis: a investigação pelo desenho depois de Bolonha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32941
Resumo: Os arquitetos devem ser especialistas em Investigação pelo Desenho, isto é, na capacidade de criar e manipular imagens que expressem ideias, relacionando diferentes áreas de conhecimento (estética, funcionalidade, construção, contexto físico e cultural, planeamento urbano, valores históricos e patrimoniais, sustentabilidade ambiental, etc.). Só um estudante que sabe utilizar o desenho como instrumento de investigação interdisciplinar pode ser considerado apto para iniciar uma especialização numa destas áreas. Esta Investigação pelo Desenho não deve ser confundida com mera representação: a reflexão sobre os conceitos deve sempre ser mais valorizada do que a qualidade das imagens produzidas. Este tipo de trabalho decorre obrigatoriamente nas aulas de Projeto, mas também pode ser desenvolvido em Unidades Curriculares de índole teórica, onde os estudantes podem desenvolver trabalho gráfico / analítico como método de investigação e como suporte para a comunicação das suas ideias. Mas hoje, em Portugal, este tipo de investigação tornou-se muito difícil de promover, devido às restrições resultantes da aplicação do chamado Processo de Bolonha, que levou a uma diminuição drástica das horas de contacto nas disciplinas teóricas, na generalidade dos cursos de Arquitectura. Mas é ainda possível utilizar os temas de Projeto em exercícios teóricos de outras disciplinas, cruzando diferentes campos de conhecimento na mesma prática, treinando os alunos para responder a diferentes tipos de problemas e solicitações a propósito de um único exercício.
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