De architectis instituendis: a investigação pelo desenho depois de Bolonha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32941 |
Resumo: | Os arquitetos devem ser especialistas em Investigação pelo Desenho, isto é, na capacidade de criar e manipular imagens que expressem ideias, relacionando diferentes áreas de conhecimento (estética, funcionalidade, construção, contexto físico e cultural, planeamento urbano, valores históricos e patrimoniais, sustentabilidade ambiental, etc.). Só um estudante que sabe utilizar o desenho como instrumento de investigação interdisciplinar pode ser considerado apto para iniciar uma especialização numa destas áreas. Esta Investigação pelo Desenho não deve ser confundida com mera representação: a reflexão sobre os conceitos deve sempre ser mais valorizada do que a qualidade das imagens produzidas. Este tipo de trabalho decorre obrigatoriamente nas aulas de Projeto, mas também pode ser desenvolvido em Unidades Curriculares de índole teórica, onde os estudantes podem desenvolver trabalho gráfico / analítico como método de investigação e como suporte para a comunicação das suas ideias. Mas hoje, em Portugal, este tipo de investigação tornou-se muito difícil de promover, devido às restrições resultantes da aplicação do chamado Processo de Bolonha, que levou a uma diminuição drástica das horas de contacto nas disciplinas teóricas, na generalidade dos cursos de Arquitectura. Mas é ainda possível utilizar os temas de Projeto em exercícios teóricos de outras disciplinas, cruzando diferentes campos de conhecimento na mesma prática, treinando os alunos para responder a diferentes tipos de problemas e solicitações a propósito de um único exercício. |
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De architectis instituendis: a investigação pelo desenho depois de BolonhaInvestigação ensino teoria da arquitectura desenho,Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoOs arquitetos devem ser especialistas em Investigação pelo Desenho, isto é, na capacidade de criar e manipular imagens que expressem ideias, relacionando diferentes áreas de conhecimento (estética, funcionalidade, construção, contexto físico e cultural, planeamento urbano, valores históricos e patrimoniais, sustentabilidade ambiental, etc.). Só um estudante que sabe utilizar o desenho como instrumento de investigação interdisciplinar pode ser considerado apto para iniciar uma especialização numa destas áreas. Esta Investigação pelo Desenho não deve ser confundida com mera representação: a reflexão sobre os conceitos deve sempre ser mais valorizada do que a qualidade das imagens produzidas. Este tipo de trabalho decorre obrigatoriamente nas aulas de Projeto, mas também pode ser desenvolvido em Unidades Curriculares de índole teórica, onde os estudantes podem desenvolver trabalho gráfico / analítico como método de investigação e como suporte para a comunicação das suas ideias. Mas hoje, em Portugal, este tipo de investigação tornou-se muito difícil de promover, devido às restrições resultantes da aplicação do chamado Processo de Bolonha, que levou a uma diminuição drástica das horas de contacto nas disciplinas teóricas, na generalidade dos cursos de Arquitectura. Mas é ainda possível utilizar os temas de Projeto em exercícios teóricos de outras disciplinas, cruzando diferentes campos de conhecimento na mesma prática, treinando os alunos para responder a diferentes tipos de problemas e solicitações a propósito de um único exercício.Universidade de CoimbraUniversidade do MinhoFernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32941por1647-2548info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:39.454101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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