Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1757 |
Resumo: | Na tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos. |
id |
RCAP_fd7aa4efa0bd8ebcba50506259d729c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativaMetodologia de ensinoSupervisão pedagógicaPrograma Nacional do Ensino do PortuguêsNa tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos.While trying a specialized training - Pedagogical Supervision - the word reflexion was the starting point to a dynamic process which deals with the sharing of various levels of knowledge as well as the building up of a new observation process and new ways of acting while playing the role of supervisors in a scenario as specific as the National Training Programme of the Portuguese Language Teaching. Through a thorough analysis of the documents which supported the praxis, we found out about ourselves and about our believes and conceptions as teachers and educators, while, at the same time, through the acting and the formulation of the trainees` ideas we were able to reach the core of their believes, their values, their doubts, their methodologies and even their dreams.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Maria Margarida Alves Ramos dos2014-06-02T20:12:14Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:32.928827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
title |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos Metodologia de ensino Supervisão pedagógica Programa Nacional do Ensino do Português |
title_short |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
title_full |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
title_sort |
Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa |
author |
Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos |
author_facet |
Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de ensino Supervisão pedagógica Programa Nacional do Ensino do Português |
topic |
Metodologia de ensino Supervisão pedagógica Programa Nacional do Ensino do Português |
description |
Na tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2014-06-02T20:12:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1757 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136334429814784 |