Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1757
Resumo: Na tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos.
id RCAP_fd7aa4efa0bd8ebcba50506259d729c4
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativaMetodologia de ensinoSupervisão pedagógicaPrograma Nacional do Ensino do PortuguêsNa tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos.While trying a specialized training - Pedagogical Supervision - the word reflexion was the starting point to a dynamic process which deals with the sharing of various levels of knowledge as well as the building up of a new observation process and new ways of acting while playing the role of supervisors in a scenario as specific as the National Training Programme of the Portuguese Language Teaching. Through a thorough analysis of the documents which supported the praxis, we found out about ourselves and about our believes and conceptions as teachers and educators, while, at the same time, through the acting and the formulation of the trainees` ideas we were able to reach the core of their believes, their values, their doubts, their methodologies and even their dreams.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumSantos, Maria Margarida Alves Ramos dos2014-06-02T20:12:14Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:32.928827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
title Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
spellingShingle Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos
Metodologia de ensino
Supervisão pedagógica
Programa Nacional do Ensino do Português
title_short Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
title_full Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
title_fullStr Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
title_sort Supervisão pedagógica no ensino do português: da perspectiva transmissiva à perspectiva interpretativa
author Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos
author_facet Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Margarida Alves Ramos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de ensino
Supervisão pedagógica
Programa Nacional do Ensino do Português
topic Metodologia de ensino
Supervisão pedagógica
Programa Nacional do Ensino do Português
description Na tentativa de uma formação especializada - Supervisão Pedagógica - a palavra reflexão deu o mote a um processo dinâmico de partilha de vários saberes, bem como à construção de novos olhares e novas formas de agir enquanto supervisores, num cenário tão específico como o da Formação do Programa Nacional de Ensino do Português. Através da análise de documentos que serviram a praxis, fomo-nos descobrindo a nós próprios e às nossas concepções como docentes e avaliadores e igualmente fomos auscultando no fazer e no dizer dos Formandos, as suas crenças, os seus valores, as suas dúvidas, as suas metodologias e até os seus sonhos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2014-06-02T20:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1757
url http://hdl.handle.net/10400.6/1757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136334429814784