Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3967
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_fd90bff29ec67cf637383ea007b22656
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinamização da hora do conto: recursos e estratégiasEducação pré-escolarLiteratura para a infânciaCriançaDinamização da leituraPreschool educationLiterature for childrenChildrenReading dynamicsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorreu da unidade curricular de Prática Profissional Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório constitui uma apreciação critico-reflexiva sobre as aprendizagens efetuadas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada desenvolvida nos contextos socioeducativos de creche e de Jardim de infância. A prática pedagógica em creche decorreu durante o mês de Janeiro, numa instituição privada, com um grupo de 12 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 17 meses e a prática pedagógica em jardim de infância decorreu entre Fevereiro e Maio, numa Instituição Particular de Solidariedade Social, com um grupo de 25 crianças com três anos de idade. “Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias”, título do relatório, tem a principal finalidade de refletir sobre a importância atribuída à Hora do Conto no desenvolvimento global da criança, propondo uma prática de dinamização da leitura. A metodologia adotada foi a investigação-ação e as técnicas de recolha de dados foram uma entrevista semi-estruturada à educadora cooperante, um focus group ou grupo de discussão focalizada com o grupo de crianças complementada com a observação participante de todas as dinamizações de histórias.ABSTRACT The present report resulted from the course of the Supervised Professional Practice of Master degree in Preschool Education. This report is a critical and reflective assessment of the learning done in the context of Supervised Professional Practice developed in the social and educational context of Day Care Center of children and Kindergarten. The pedagogical practice in Day Care Center occurred during January in a private institution, with a group of 12 children with ages between 10 and 17 months old and the pedagogical practice in Kindergarten occurred between February and May, in a Particular Social Security Institution with a group of 25 children with three years old. “Storytelling dynamics: resources and strategies”, the title of report, has the main purpose of reflect about how important is storytelling as a practice of reading in the overall development of children. The adopted methodology was the action research and the techniques of data collection used was semi-directive interviews with cooperating educator, a focus group with group of children supplemented with participant observation of all stories dynamics.Silva, Mary KatherineRCIPLSilva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da2014-11-26T14:34:30Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3967TID:201363771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:29.588580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
title Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
spellingShingle Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
Silva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da
Educação pré-escolar
Literatura para a infância
Criança
Dinamização da leitura
Preschool education
Literature for children
Children
Reading dynamics
title_short Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
title_full Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
title_fullStr Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
title_full_unstemmed Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
title_sort Dinamização da hora do conto: recursos e estratégias
author Silva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da
author_facet Silva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Mary Katherine
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Ludovina Santos Palma Afonso Da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Literatura para a infância
Criança
Dinamização da leitura
Preschool education
Literature for children
Children
Reading dynamics
topic Educação pré-escolar
Literatura para a infância
Criança
Dinamização da leitura
Preschool education
Literature for children
Children
Reading dynamics
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-26T14:34:30Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3967
TID:201363771
url http://hdl.handle.net/10400.21/3967
identifier_str_mv TID:201363771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133391948349440