Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Linda Cristel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14465
Resumo: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A prática educativa foi desenvolvida em contexto de Creche e Jardim-de-Infância e a temática que me mereceu particular reflexão foi o desenvolvimento motor, no sentido de saber que oportunidades neste âmbito, são proporcionadas às crianças. Considerando a educação física como um domínio enquadrado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar é fundamental, desde cedo ser promovida nas crianças, pois é consoante os seus desenvolvimentos, o crescimento, o meio ambiente e a existência de materiais diversificados e formas, como brincar/jogar, que possibilita criar/explorar experiências, bem como serem ativos de forma a progredir no desenvolvimento motor. Neste sentido, o presente relatório segue uma linha orientadora de investigação-ação, através da qual procuro: refletir sobre o papel da Educação física na aprendizagem e desenvolvimento da criança; ilustrar a variabilidade do desenvolvimento motor, bem como analisar em que medida o espaço e os materiais facilitam o desenvolvimento progressivo a nível motor. Deste modo, assumo a necessidade de, no contexto da Educação de Infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem o desenvolvimento motor das crianças.
id RCAP_fda336e830f91510be5ce016cf9c378e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolarPrática de ensino supervisionadaEducação FísicaDesenvolvimento motorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A prática educativa foi desenvolvida em contexto de Creche e Jardim-de-Infância e a temática que me mereceu particular reflexão foi o desenvolvimento motor, no sentido de saber que oportunidades neste âmbito, são proporcionadas às crianças. Considerando a educação física como um domínio enquadrado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar é fundamental, desde cedo ser promovida nas crianças, pois é consoante os seus desenvolvimentos, o crescimento, o meio ambiente e a existência de materiais diversificados e formas, como brincar/jogar, que possibilita criar/explorar experiências, bem como serem ativos de forma a progredir no desenvolvimento motor. Neste sentido, o presente relatório segue uma linha orientadora de investigação-ação, através da qual procuro: refletir sobre o papel da Educação física na aprendizagem e desenvolvimento da criança; ilustrar a variabilidade do desenvolvimento motor, bem como analisar em que medida o espaço e os materiais facilitam o desenvolvimento progressivo a nível motor. Deste modo, assumo a necessidade de, no contexto da Educação de Infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem o desenvolvimento motor das crianças.The following internship report has been developed under the Supervised Teaching Practice, with the purpose of achieve the preschool master degree. Therefore, the educational practice was developed in the context of day care and kindergarten and the subject that deserved my best attention was the motor development, in order to know what opportunities offered to children in the context of early childhood education. Considering the physical education as a domain, within the framework of Curricular Guidelines of Preschool Education, from an early age provided to children, once that, depending on them developments, growing, environment and the existence of many different materials and shapes, like playing, it become possible to create/explore other experiences and be active in order to make progresses in motor development. In this regard, the present report follows an investigation-action orientation line, through which I want to reflect about the Physical Education role at child’s learning and development, evidencing the variability of motor development, as well as to observe how do the space and the materials make the progressive motor development easier. Therefore, I assume that, in the context of Physical Education, is necessary to promote pedagogical practices in order to foment the children motor development.Sanches, AngelinaNovo, RosaBiblioteca Digital do IPBPatrício, Linda Cristel2017-09-11T11:17:00Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14465TID:201721597porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:18.363701Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
Patrício, Linda Cristel
Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Desenvolvimento motor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar
author Patrício, Linda Cristel
author_facet Patrício, Linda Cristel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Novo, Rosa
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Linda Cristel
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Desenvolvimento motor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Desenvolvimento motor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo por finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. A prática educativa foi desenvolvida em contexto de Creche e Jardim-de-Infância e a temática que me mereceu particular reflexão foi o desenvolvimento motor, no sentido de saber que oportunidades neste âmbito, são proporcionadas às crianças. Considerando a educação física como um domínio enquadrado nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar é fundamental, desde cedo ser promovida nas crianças, pois é consoante os seus desenvolvimentos, o crescimento, o meio ambiente e a existência de materiais diversificados e formas, como brincar/jogar, que possibilita criar/explorar experiências, bem como serem ativos de forma a progredir no desenvolvimento motor. Neste sentido, o presente relatório segue uma linha orientadora de investigação-ação, através da qual procuro: refletir sobre o papel da Educação física na aprendizagem e desenvolvimento da criança; ilustrar a variabilidade do desenvolvimento motor, bem como analisar em que medida o espaço e os materiais facilitam o desenvolvimento progressivo a nível motor. Deste modo, assumo a necessidade de, no contexto da Educação de Infância, se promoverem práticas pedagógicas que fomentem o desenvolvimento motor das crianças.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11T11:17:00Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14465
TID:201721597
url http://hdl.handle.net/10198/14465
identifier_str_mv TID:201721597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135290580795392