Vila de Sátão - Projecto de Implementação de Percursos de Mobilidade Suave e Beneficiação da Estrutura Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/149169 |
Resumo: | Ao longo dos últimos 20 anos a Vila de Sátão tem-se desenvolvido, sobretudo, a partir do interesse dos proprietários privados, com a supervisão dos técnicos municipais e da con-ormidade das propostas de urbanização com o respetivo Plano Diretor Municipal (PDM). Como se pode verificar ao longo desta proposta de intervenção, a estrutura verde da Vila é pouco desenvolvida, com pouca diversidade florística, especialmente nos arruamentos. Os diversos espaços verdes são de pequena dimensão e estão dispersos na metade norte da Vila. São na sua maioria canteiros resultantes de novos arruamentos ou de algumas operações de loteamentos, que favorecem apenas o enquadramento das entradas do edificado, sem um estudo prévio do tipo de espécies a implementar ou do tipo de manutenção que a sua plantação exigirá ao Município ou moradores. A localização no centro-norte de Portugal e a reduzida proximidade a grandes centros urbanos, sendo o mais próximo a cidade de Viseu, a cerca de 22 Km, e o baixo índice de empregabilidade, promoveu o aumento do transporte individual e a construção de habitações unifamiliares. Como consequência, teve a reduzida presença de transportes públicos ou a frágil existência (ou mesmo inexistência) de meios de circulação pedonal ou de bicicleta. Relativamente ao edificado, na sua maioria, são considerados de baixa eficiência energética e pouco se tem feito para melhorar ou mesmo incentivar a nível municipal, que as novas construções tenham, por exemplo, um maior aproveitamento da energia solar ou mesmo das águas pluviais. O mesmo se aplica aos espaços verdes que não têm, nem se prevê que venham a ter, a instalação de mecanismos de recolha das águas da chuva para rega dos relvados ou dos estratos arbóreo-arbustivos. Não tendo havido uma visão, ou um plano global, para o desenvolvimento homogéneo da Vila de Sátão é interessante e de extrema importância, que neste momento, seja feito um estudo que permita o melhoramento da circulação pedonal, da criação de uma rede de ciclo-vias que interliguem os principais focos deste meio urbano, e por último, melhorar a estutura verde, interligando os pequenos espaços verdes já existentes às novas áreas verdes propostas. Espera-se que o presente projeto possa ser a base da uniformização e melhoramento do espaço urbano da Vila de Sátão, abrangendo temáticas como a mobilidade, a melhoria da qualidade de vida e a reabilitação estratégica de algum edificado devoluto. |
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Vila de Sátão - Projecto de Implementação de Percursos de Mobilidade Suave e Beneficiação da Estrutura VerdeMobilidade sustentávelEstrutura verdeQualidade de vidaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteAo longo dos últimos 20 anos a Vila de Sátão tem-se desenvolvido, sobretudo, a partir do interesse dos proprietários privados, com a supervisão dos técnicos municipais e da con-ormidade das propostas de urbanização com o respetivo Plano Diretor Municipal (PDM). Como se pode verificar ao longo desta proposta de intervenção, a estrutura verde da Vila é pouco desenvolvida, com pouca diversidade florística, especialmente nos arruamentos. Os diversos espaços verdes são de pequena dimensão e estão dispersos na metade norte da Vila. São na sua maioria canteiros resultantes de novos arruamentos ou de algumas operações de loteamentos, que favorecem apenas o enquadramento das entradas do edificado, sem um estudo prévio do tipo de espécies a implementar ou do tipo de manutenção que a sua plantação exigirá ao Município ou moradores. A localização no centro-norte de Portugal e a reduzida proximidade a grandes centros urbanos, sendo o mais próximo a cidade de Viseu, a cerca de 22 Km, e o baixo índice de empregabilidade, promoveu o aumento do transporte individual e a construção de habitações unifamiliares. Como consequência, teve a reduzida presença de transportes públicos ou a frágil existência (ou mesmo inexistência) de meios de circulação pedonal ou de bicicleta. Relativamente ao edificado, na sua maioria, são considerados de baixa eficiência energética e pouco se tem feito para melhorar ou mesmo incentivar a nível municipal, que as novas construções tenham, por exemplo, um maior aproveitamento da energia solar ou mesmo das águas pluviais. O mesmo se aplica aos espaços verdes que não têm, nem se prevê que venham a ter, a instalação de mecanismos de recolha das águas da chuva para rega dos relvados ou dos estratos arbóreo-arbustivos. Não tendo havido uma visão, ou um plano global, para o desenvolvimento homogéneo da Vila de Sátão é interessante e de extrema importância, que neste momento, seja feito um estudo que permita o melhoramento da circulação pedonal, da criação de uma rede de ciclo-vias que interliguem os principais focos deste meio urbano, e por último, melhorar a estutura verde, interligando os pequenos espaços verdes já existentes às novas áreas verdes propostas. Espera-se que o presente projeto possa ser a base da uniformização e melhoramento do espaço urbano da Vila de Sátão, abrangendo temáticas como a mobilidade, a melhoria da qualidade de vida e a reabilitação estratégica de algum edificado devoluto.Over the last 20 years, Sátão Village has developed, above all, in the interest of private owners, with the supervision of municipal technicians and the compliance of urbanization proposals with the respective Municipal Master Plan (PDM). As can be seen throughout this intervention proposal, the village's green structure is poorly developed, with little floristic diversity, especially in the streets. The various green spaces are small and scattered in the northern half of the Village. They are mostly flower beds resulting from new streets or some subdivision operations, which only favor the framing of the building entrances, without a previous study of the type of species to be implemented or the type of maintenance that their planting will require from the Municipality or residents. The location in the center-north of Portugal and the reduced proximity to large urban centers, the closest being the city of Viseu, at about 22 Km, and the low employment rate, promoted an increase in individual transport and the construction of of single-family dwell-ings. As a consequence, there was a reduced presence of public transport or the fragile exist-ence (or even non-existence) of means of pedestrian or bicycle circulation. Regarding build-ings, most of them are considered to be of low energy efficiency and little has been done to improve or even encourage, at the municipal level, that new constructions have, for example, greater use of solar energy or even of rainwater. The same applies to green spaces that do not have, and are not expected to have, the installation of rainwater collection mechanisms for irrigation of lawns or tree-shrub layers. Since there was no vision, or a global plan, for the homogeneous development of Sátão Village, it is interesting and extremely important that, at this moment, a study is carried out that allows the improvement of pedestrian circulation, the creation of a network of cycle paths that interconnect the main focuses of this urban environment, and finally, to improve the green structure, linking the existing small green spaces to the new proposed green areas. It is expected that this project can be the basis for the standardization and improvement of the urban space of Sátão village, covering topics such as mobility, improving the quality of life and the strategic rehabilitation of some vacant buildings.Lopes, AnaMorais, FernandoRUNPereira, Paula Alexandra Soares2023-02-14T10:22:41Z2022-052022-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/149169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:30:57Zoai:run.unl.pt:10362/149169Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:38.573454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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