Desenvolvimento turístico de Constância : novas práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/720 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria |
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Desenvolvimento turístico de Constância : novas práticasConstânciaTurismoMarketingPromoçãoComunicaçãoTourismPromotionCommunicationDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de LeiriaEste relatório enquadra-se no 3º e 4º semestre do Mestrado em Marketing e Promoção Turística, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio curricular propõe, como o título indica, a realização e implementação de novas práticas a nível turístico e promocional que se considerem pertinentes de modo a aumentar a qualidade do trabalho prestado. Nas localidades de menor dimensão, é natural que as práticas de Turismo e/ou Marketing não sejam as mais corretas e pode dar-se o caso de não existir preocupação nestas duas áreas, que se pode dever à falta de pessoal especializado, tanto devido às dimensões dos concelhos como à quantidade de pessoal efetivo. A escolha do local, a vila de Constância, tem precisamente a ver com estas lacunas existentes. Esta localidade tem um grande potencial turístico relacionado com a beleza paisagística, cultura e desportos radicais, no entanto, a nível do Marketing, a aposta é mínima e muito mais poderia ser feito de modo a atrair mais pessoas e fidelizar quem já conhece a vila. O Turismo é uma alavanca fundamental pois gera receitas vindas dos visitantes para depois as canalizar em investimentos de forma a atrair ainda mais visitantes, gerando-se, assim, um ciclo vicioso. Tendo isto em conta, as preocupações com o Turismo nunca são excessivas. O intuito do Estágio é a aplicação de diversas iniciativas/práticas de Marketing turístico, Promoção e Gestão Cultural e conhecimentos adquiridos de forma a garantir a satisfação do visitante, conseguir captar um maior mercado e dinamizar a vila. Por sua vez, a escolha do tema está relacionada com a necessidade que a vila tem em explorar mais o Turismo para criar riqueza, e uma das estratégias adotáveis é passar a existir uma preocupação maior com o Marketing e as suas potencialidades. Para o cumprimento dos objetivos, o foco maior foi proceder diariamente a pesquisas e leituras sobre o tema do Marketing e da cultura, conseguir fazer uma ponte com a vila e o seu Património, e equacionar como seria possível captar mais visitantes e provocar o seu retorno. Outro método usado foi o brainstorming, ou seja, uma reflexão profunda, demorada e refletida de forma conseguir um conjunto de ideias pertinentes a aplicar que seriam posteriormente desenvolvidas, adaptadas e propostas à Vereadora da Câmara Municipal. Uma das maiores dificuldades foi aliar o trabalho do dia-a-dia com o trabalho de Mestrado e manter o foco nos objetivos a cumprir. De forma geral, o Estágio proporcionou-me diversos ganhos pessoais e profissionais, possibilitados pela ótima integração no grupo de trabalho que, por sua vez, reconheceu e valorizou constantemente o meu trabalho e empenho. Com este estágio foi possível concluir que a vila apresenta diversos problemas como, entre outros, a falta de funcionários com formação a nível do Turismo, o que implica poucas iniciativas válidas para a vila e erros que colocam em risco o crescimento turístico, a reduzida atividade do Posto de Turismo, visto que poderia ser o local da criação de diversos projetos, e a falta de esforços aplicados ao Turismo. Foram aplicadas várias iniciativas pertinentes relacionadas com o Turismo e promoção e, por isso, o desafio inicial foi cumprido. Concretamente, o local de trabalho é o Posto de Turismo da Câmara Municipal de Constância, considerado a “cara” da vila, pois é onde se dirigem tanto os visitantes como os habitantes da vila quando procuram informações. O Posto de Turismo é também responsável pela realização de visitas guiadas a grupos, maioritariamente escolas e seniores, e faz a ligação entre os serviços do Parque de Campismo e da Câmara a nível administrativo. A vila registou 32 000 visitantes em 2010 e 36 000 em 2011. O Estágio teve a duração de 1640 horas que consiste em aproximadamente 49 semanas de trabalho.IC-OnlineNascimento, Nelson2013-01-23T16:01:02Z2012-11-262012-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:46Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:39.386571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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