Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3845 |
Resumo: | A presente investigação tem como base a análise de percursos escolares vividos por crianças de um meio popular em Lisboa O objectivo é analisar as trajectórias escolares nos três ciclos de ensino obrigatório para compreender e explicar o sucesso ou insucesso escolar vividos neste contexto social. Quis-se analisar a questão do (in)sucesso escolar tendo por base um estudo de caso que melhor permitisse, através de uma observação casuística e longitudinal, articular os efeitos do contexto socioeconómico da família com os efeitos propriamente escolares: “efeito escola” e “efeito turma”. Optou-se, assim pela análise e acompanhamento das trajectórias de uma coorte de alunos nascidos em 1994, desde a sua entrada no primeiro ano de escolaridade no 1º ciclo, em 2000-01, até ao final do ano lectivo 2008-09, num agrupamento escolar que serve a população de um bairro de habitação social de Lisboa. |
id |
RCAP_fdd8b74325f3bba0427b04459fa27550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de casoEducaçãoDesigualdades sociaisPercursos escolaresSucesso e insucesso escolarTrajectórias escolaresEfeito de turmaEfeito de escolaEducationSocial inequalitySchool careersSuccess and failure at schoolSchool trajectoriesThe effect of classThe effect of schoolA presente investigação tem como base a análise de percursos escolares vividos por crianças de um meio popular em Lisboa O objectivo é analisar as trajectórias escolares nos três ciclos de ensino obrigatório para compreender e explicar o sucesso ou insucesso escolar vividos neste contexto social. Quis-se analisar a questão do (in)sucesso escolar tendo por base um estudo de caso que melhor permitisse, através de uma observação casuística e longitudinal, articular os efeitos do contexto socioeconómico da família com os efeitos propriamente escolares: “efeito escola” e “efeito turma”. Optou-se, assim pela análise e acompanhamento das trajectórias de uma coorte de alunos nascidos em 1994, desde a sua entrada no primeiro ano de escolaridade no 1º ciclo, em 2000-01, até ao final do ano lectivo 2008-09, num agrupamento escolar que serve a população de um bairro de habitação social de Lisboa.This research is based on analysis of school courses experienced by children from a popular medium in Lisbon. The aim is to analyze the school trajectories in three cycles of compulsory education to understand and explain the success or failure rates experienced in social context. I wanted to explore the issue of (un) success based on a best case study that would allow, through an observation sample, and longitudinal joint effects of the economic circumstances of families with the proper school purposes, "school effect" and "class effect". We opted for the monitoring and analysis of the trajectories of a cohort of students born in 1994, from entering the first grade in the 1st cycle in 2000-01, by the end of the academic year 2008-09, a school group that serves a population of a social housing district of Lisbon2012-09-25T19:52:14Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3845porTúlio, Paula Maria Santos Cabral Kopkeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:54:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:51.174401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
title |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
spellingShingle |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso Túlio, Paula Maria Santos Cabral Kopke Educação Desigualdades sociais Percursos escolares Sucesso e insucesso escolar Trajectórias escolares Efeito de turma Efeito de escola Education Social inequality School careers Success and failure at school School trajectories The effect of class The effect of school |
title_short |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
title_full |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
title_fullStr |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
title_sort |
Trajectórias escolares em meio popular urbano: estudo de caso |
author |
Túlio, Paula Maria Santos Cabral Kopke |
author_facet |
Túlio, Paula Maria Santos Cabral Kopke |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Túlio, Paula Maria Santos Cabral Kopke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Desigualdades sociais Percursos escolares Sucesso e insucesso escolar Trajectórias escolares Efeito de turma Efeito de escola Education Social inequality School careers Success and failure at school School trajectories The effect of class The effect of school |
topic |
Educação Desigualdades sociais Percursos escolares Sucesso e insucesso escolar Trajectórias escolares Efeito de turma Efeito de escola Education Social inequality School careers Success and failure at school School trajectories The effect of class The effect of school |
description |
A presente investigação tem como base a análise de percursos escolares vividos por crianças de um meio popular em Lisboa O objectivo é analisar as trajectórias escolares nos três ciclos de ensino obrigatório para compreender e explicar o sucesso ou insucesso escolar vividos neste contexto social. Quis-se analisar a questão do (in)sucesso escolar tendo por base um estudo de caso que melhor permitisse, através de uma observação casuística e longitudinal, articular os efeitos do contexto socioeconómico da família com os efeitos propriamente escolares: “efeito escola” e “efeito turma”. Optou-se, assim pela análise e acompanhamento das trajectórias de uma coorte de alunos nascidos em 1994, desde a sua entrada no primeiro ano de escolaridade no 1º ciclo, em 2000-01, até ao final do ano lectivo 2008-09, num agrupamento escolar que serve a população de um bairro de habitação social de Lisboa. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2010-10 2012-09-25T19:52:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/3845 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/3845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.ms-excel application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134841231376384 |