Comunicação de Marcas de Moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12461 |
Resumo: | A motivação pela realização de um estágio deve-se à necessidade da consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação do 2º ciclo em Design de Moda na Universidade da Beira Interior e sua aplicação em contexto real. A temática deste relatório de estágio incide na comunicação de marcas de moda internacionais, dando primazia àquelas com quem se desenvolveu uma parceria mais ativa e para quem se realizou determinados trabalhos específicos durante o estágio. Salienta-se a importância das marcas junto do consumidor nos dias de hoje e o papel do marketing e da comunicação na influência deste. O modo como as marcas são exploradas, as diferentes ferramentas e formatos que podem ser usados para comunicar uma determinada identidade e o posicionamento da marca, potenciando uma imagem de marca forte e diferenciadora. Com interesse pela área da Comunicação e Marketing no seguimento do 1º ciclo em Design de Moda e respectivo 2º ciclo, a oportunidade de estágio na Companhia das Soluções deu origem a este relatório de estágio, o qual servirá como documento onde é possível consultar alguns trabalhos elaborados na aquisição e consolidação de conhecimentos adquiridos em ambiente académico, validados e complementados em ambiente profissional. Numa primeira parte, apresenta-se, com base numa pesquisa bibliográfica, conceitos importantes sobre moda e mercado, a sua promoção no mercado nacional e as mudanças ocorridas. Aborda-se também a comunicação de moda em função dos objetivos e a importância do marketing na moda. Numa segunda parte, de componente prática ao longo do estágio, segue-se a apresentação e análise de alguns trabalhos desenvolvidos durante o mesmo, descrevendo seu o processo de execução, desde a pesquisa até à sua validação final com os clientes. Dada a natureza deste trabalho não se pode desligar a componente teórica da prática. No final, é apresentado uma análise do resultado dos trabalhos, confrontando a teoria e a prática. Elaboram-se conclusões no que concerne os procedimentos práticos utilizados nos trabalhos da área de estudo em questão e a confirmação da necessidade dos conhecimentos teóricos como base para sua aplicação na prática. Conclui-se que as experiências em contexto real de mercado vão de encontro à consolidação da aquisição dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica e neste caso particular adquiriu-se novas competências em áreas recentes do marketing e comunicação de moda, nomeadamente na área das redes sociais, blogers e influencers, gestão de informação dos clientes internacionais para press releases, entre outros pontos enriquecedores do ponto de vista prático. |
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O modo como as marcas são exploradas, as diferentes ferramentas e formatos que podem ser usados para comunicar uma determinada identidade e o posicionamento da marca, potenciando uma imagem de marca forte e diferenciadora. Com interesse pela área da Comunicação e Marketing no seguimento do 1º ciclo em Design de Moda e respectivo 2º ciclo, a oportunidade de estágio na Companhia das Soluções deu origem a este relatório de estágio, o qual servirá como documento onde é possível consultar alguns trabalhos elaborados na aquisição e consolidação de conhecimentos adquiridos em ambiente académico, validados e complementados em ambiente profissional. Numa primeira parte, apresenta-se, com base numa pesquisa bibliográfica, conceitos importantes sobre moda e mercado, a sua promoção no mercado nacional e as mudanças ocorridas. Aborda-se também a comunicação de moda em função dos objetivos e a importância do marketing na moda. Numa segunda parte, de componente prática ao longo do estágio, segue-se a apresentação e análise de alguns trabalhos desenvolvidos durante o mesmo, descrevendo seu o processo de execução, desde a pesquisa até à sua validação final com os clientes. Dada a natureza deste trabalho não se pode desligar a componente teórica da prática. No final, é apresentado uma análise do resultado dos trabalhos, confrontando a teoria e a prática. Elaboram-se conclusões no que concerne os procedimentos práticos utilizados nos trabalhos da área de estudo em questão e a confirmação da necessidade dos conhecimentos teóricos como base para sua aplicação na prática. Conclui-se que as experiências em contexto real de mercado vão de encontro à consolidação da aquisição dos conhecimentos adquiridos durante a formação académica e neste caso particular adquiriu-se novas competências em áreas recentes do marketing e comunicação de moda, nomeadamente na área das redes sociais, blogers e influencers, gestão de informação dos clientes internacionais para press releases, entre outros pontos enriquecedores do ponto de vista prático.The motivation to perform an internship is the consolidation of the knowledge acquired during master degree in Fashion Design at the University of Beira Interior its appl ication in real context of international fashion brands, . The internship theme focuses on the communication giving priority to those with whom we develop a more active partnership It is i and for whom we carried certain specific jobs during the internship. mportant to highlight the importance of brands to consumers nowadays and the role of marketing and communication in their influence. The way brands are exploited, the different tools and formats that can be used to communicate a certain identity an d the br and's positioning, enhancing a strong and interest in the area of distinguished brand image. With an Communication and Marketing following the degree in Fashion Design and its 2nd cycle, the internship opportunity at Companhia das Soluções motivated this internship report, which will be a document where it is possible to consult some works elaborated in the acquisition and consolidation of knowledge acquired in an academic environment, validated and complemented in a professional environment. The first part presents, based on a bibliographical research, important concepts about fashion and the market, it s promotion in the national market and the changes that have taken place. It also addresses fashion communication based on the objectives and importance of marketing in fashion. In a second part, with a practical component throughout the internship, there is a presentation and analysis of some works developed during the internship, a research to clients describing the process of their execution, from final validation. Due to the nature of this work, theory cannot be disconnected from practice. At the end, i s presented an analysis of the work results, comparing theory and practice. Conclusions are drawn regarding the practical procedures used in the work in the study area in question and the confirmation of the need for theoretical knowledge as a basis for it s application in practice. It is concluded that the experiences in a real market context are in line with the consolidation of the acquisition of knowledge acquired during academic training and, in this particular case, new skills were acquired in recent a reas of fashion marketing and communication, namely in the area of social networks , blogers and influencers, information management for international clients for press releases, among other enriching points from a practical point of view.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumSantos, Catarina Anes dos2022-12-06T12:20:45Z2021-12-172021-10-142021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12461TID:203109392porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:03.610200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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