Marcas e editoriais de moda em diferentes nichos de revistas especializadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1703 |
Resumo: | Nos dias que correm o efeito da globalização é cada vez mais forte. Uma das áreas onde esse efeito se faz sentir mais é na área da moda, o que pode ser entendido pela sua rapidez, pela sua constante transformação que de dia para dia leva aos seus consumidores novas imagens, novos sonhos, novas fantasias e desejos. Esta é uma indústria que gera milhões, com uma elevada importância nos mercados mundiais, mas que, também gera interesse cada vez mais a outros níveis. Nesse sentido tem surgido uma grande necessidade em perceber realmente o que é a “Moda” assim como todos os elementos que lhe são inerentes. Um dos factores mais importantes da moda é a maneira como é feita a sua comunicação ou apresentação ao consumidor, visto que é este o principal visado neste negócio. Desde a confecção de determinado produto até ao momento em que está pronto para a sua venda, o consumidor é um dos elementos mais importantes, e que deve ser tido em conta sempre. Desta forma, existem hoje em dia inúmeras formas de promover produtos de moda. O conceito de marketing tem elaborado ao longo dos anos várias formas de facilitar a interacção entre produto e consumidor, e as revistas são desde há muito tempo um dos veículos mais importantes dessa interacção. Têm trabalhado com a moda, a favor da moda e para a moda desde o seu aparecimento. Neste sentido, a área das publicações de moda trabalha com o objectivo de trazer ao seu leitor todas as novidades referentes á moda, sejam elas em forma de reportagens, notícias escritas ou através de imagens. De facto, as revistas de moda são em grande parte constituídas por imagens, e são estas que auxiliam o leitor na sua demanda pelas novidades que vão surgindo. Em qualquer que seja o meio utilizado para publicitar a moda é sentida uma preocupação muito grande a nível visual, isto porque os consumidores estão cada vez mais familiarizados com este mundo e cada vez mais exigentes, tanto nos produtos como na apresentação que é feita deles. O campo das publicações de moda, é portanto, uma área onde a questão visual é suprema, tanto no seu design, como no seu conteúdo. A fotografia de moda é constante nestas publicações, tanto em forma de publicidade ou em Editoriais. Neste âmbito, enquadra-se este projecto, que se propõe a analisar e compreender a evolução da Comunicação de Moda feita pelas revistas especializadas. Assim sendo, o enfoque fundamental passa pelo estudo da evolução histórica da comunicação de moda com principal atenção na área das publicações de moda de dois géneros diferentes, onde serão analisados editoriais, a fotografia de moda, as marcas e designers e as equipas de produção. |
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Marcas e editoriais de moda em diferentes nichos de revistas especializadasO caso Vogue, i-D e Dazed & ConfusedModaModa - Comunicação - ConsumidorModa - FotografiaRevistas de modaModa - MarcasLuxo - Marcas de modaNos dias que correm o efeito da globalização é cada vez mais forte. Uma das áreas onde esse efeito se faz sentir mais é na área da moda, o que pode ser entendido pela sua rapidez, pela sua constante transformação que de dia para dia leva aos seus consumidores novas imagens, novos sonhos, novas fantasias e desejos. Esta é uma indústria que gera milhões, com uma elevada importância nos mercados mundiais, mas que, também gera interesse cada vez mais a outros níveis. Nesse sentido tem surgido uma grande necessidade em perceber realmente o que é a “Moda” assim como todos os elementos que lhe são inerentes. Um dos factores mais importantes da moda é a maneira como é feita a sua comunicação ou apresentação ao consumidor, visto que é este o principal visado neste negócio. Desde a confecção de determinado produto até ao momento em que está pronto para a sua venda, o consumidor é um dos elementos mais importantes, e que deve ser tido em conta sempre. Desta forma, existem hoje em dia inúmeras formas de promover produtos de moda. O conceito de marketing tem elaborado ao longo dos anos várias formas de facilitar a interacção entre produto e consumidor, e as revistas são desde há muito tempo um dos veículos mais importantes dessa interacção. Têm trabalhado com a moda, a favor da moda e para a moda desde o seu aparecimento. Neste sentido, a área das publicações de moda trabalha com o objectivo de trazer ao seu leitor todas as novidades referentes á moda, sejam elas em forma de reportagens, notícias escritas ou através de imagens. De facto, as revistas de moda são em grande parte constituídas por imagens, e são estas que auxiliam o leitor na sua demanda pelas novidades que vão surgindo. Em qualquer que seja o meio utilizado para publicitar a moda é sentida uma preocupação muito grande a nível visual, isto porque os consumidores estão cada vez mais familiarizados com este mundo e cada vez mais exigentes, tanto nos produtos como na apresentação que é feita deles. O campo das publicações de moda, é portanto, uma área onde a questão visual é suprema, tanto no seu design, como no seu conteúdo. A fotografia de moda é constante nestas publicações, tanto em forma de publicidade ou em Editoriais. Neste âmbito, enquadra-se este projecto, que se propõe a analisar e compreender a evolução da Comunicação de Moda feita pelas revistas especializadas. Assim sendo, o enfoque fundamental passa pelo estudo da evolução histórica da comunicação de moda com principal atenção na área das publicações de moda de dois géneros diferentes, onde serão analisados editoriais, a fotografia de moda, as marcas e designers e as equipas de produção.Nowadays, the effect of globalization is increasingly strong. One of the areas where this effect is stronger is the fashion area. Such interest can be understood by its fastness, and its constant transformation, that day by day brings to its consumers new images, new dreams, new fantasies and desires. This is an industry that generates millions with great importance in the world markets, but it also generates increasing interests at other levels. In this sense, it has emerged a great necessity to really understand what “fashion” is, just like its other inherent elements. One of the most important factors of fashion is the way its communication or presentation is made to the consumer, since it is the main concern of this business. From the confection of some particular element to the moment that is ready for sale, consumer is the factor to take in consideration. Consequently, nowadays exists numerous ways of promoting fashion products. The marketing concept has elaborated trough the years various ways of facilitating the interaction product/consumer, being that, magazines have been since a long time one of the most important elements of this interaction. These magazines have worked with fashion, in favour of fashion and for fashion since its birth. In this respect, the area of fashion publications works with the aim of bringing its reader all the news regarding fashion, whether in the form of written news or in the form of images. As a matter of fact, fashion magazines are largely formed by images, which help its readers in their quest of the novelties that are emerging. In any medium chose to promote fashion, there’s a big concern at the visual level, because of the fact that consumers are increasingly familiarized with this world and more demanding, in terms of the product and its presentation. Therefore the field of printed publications is an area where the visual matter is supreme, in both its design and content. Fashion photography is regular in these publications, in the advertising format or editorials. In this extent, fits this project, which proposes to analyze and understand the evolution of fashion communication made by the specialized magazines. The fundamental focus is the study of fashion communication historical evolution, with special concern to the field of printed fashion publications of two genders, which will be analyzed in the areas of editorials, fashion photography, brands and designers, and production teams.Universidade da Beira InteriorPereira, Maria Madalena RochauBibliorumRamires, Joana Miguel2014-04-24T13:27:51Z2012-102012-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:30.534980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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