O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796 |
Resumo: | O artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art. |
id |
RCAP_fdef1ab3d313a0949c2baecb6e9c5ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinemaJackson Pollock’s Ghost: The painter’s strange movements through the lenses of cinemaJackson PollockWalter Benjaminart historypostmodernismmass culturepaintingdocumentaryJackson PollockWalter Benjaminhistória da artepós-modernismocultura de massapinturadocumentárioO artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art.This article analyzes Jackson Pollock 51, Hans Namuth’s experimental film about Pollock’s process during his dripping phase. It stresses the tension between the attempt to capture the artist’s movements around the canvas and the opacities introduced by the camera. Instead of showing more, the camera paradoxically denaturalizes the gaze. As a counterpoint, the article addresses the case of Matisse, who discusses the “strange movement” of his hand in François Campaux’s film (1946), and Picasso's performance in Georges Clouzot’s The Picasso Mystery (1956). The aim is to explore the mediations of moving images in painting, in the transition between modernism and the practices of the 1960s, when artists tested the power of their gesture and their doubles through video art, body art and performance.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 4-29Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 4-292183-175010.14591/aniki.v9n1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796/473Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBergamaschi, Alessandra2024-01-26T02:03:26Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:22.582046Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema Jackson Pollock’s Ghost: The painter’s strange movements through the lenses of cinema |
title |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
spellingShingle |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema Bergamaschi, Alessandra Jackson Pollock Walter Benjamin art history postmodernism mass culture painting documentary Jackson Pollock Walter Benjamin história da arte pós-modernismo cultura de massa pintura documentário |
title_short |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
title_full |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
title_fullStr |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
title_full_unstemmed |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
title_sort |
O Fantasma de Jackson Pollock: Os estranhos movimentos do pintor pelas lentes do cinema |
author |
Bergamaschi, Alessandra |
author_facet |
Bergamaschi, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bergamaschi, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jackson Pollock Walter Benjamin art history postmodernism mass culture painting documentary Jackson Pollock Walter Benjamin história da arte pós-modernismo cultura de massa pintura documentário |
topic |
Jackson Pollock Walter Benjamin art history postmodernism mass culture painting documentary Jackson Pollock Walter Benjamin história da arte pós-modernismo cultura de massa pintura documentário |
description |
O artigo se propõe analisar o filme experimental de Hans Namuth, Jackson Pollock 51, sobre o processo de Pollock na fase do dripping. Ao longo do texto serão evidenciados os desajustes entre a tentativa de capturar o segredo dos movimentos do artista em volta da tela e as opacidades introduzidas pela câmera, que ao invés de mostrar mais, paradoxalmente, desnaturaliza o olhar. Os casos de Matisse, que percebe a “estranha excitação” do gesto de sua mão no filme de François Campaux (1946), e da atuação de Picasso no filme de Georges Clouzot, O Mistério Picasso (1956), servirão como contrapontos para explorar o tema da mediação da pintura operada pela imagem em movimento, nesse momento de transição entre o modernismo e as práticas dos anos 1960, quando os artistas exploraram a potência do gesto e de seus duplos na performance, na videoarte e na body art. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796 https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/796/473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 1 (2022): Historical research in Latin-American cinema: perspectives and challenges in the digital age; 4-29 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 1 (2022): A pesquisa histórica no cinema latino-americano: perspectivas e desafios na era digital; 4-29 2183-1750 10.14591/aniki.v9n1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060463837184 |