Promover atitudes de respeito para com os animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Elodie Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15171
Resumo: Este relatório de mestrado versa sobre a sensibilização das crianças para com os direitos dos animais. O projeto de intervenção educativa decorreu em contexto pré-escolar num jardim de infância público e os participantes tinham idades compreendidas entre 3 e os 6 anos. Para a recolha de dados, prepararam-se vários instrumentos que incluíram uma entrevista e um questionário efetuado às crianças e outro efetuado aos encarregados de educação, bem como, a realização de várias atividades com intencionalidade educativa. As atividades incluíram visitas de três animais ao jardim de infância, um borrego, uma tartaruga e uma galinha e a conceção de um modelo 3D dirigido para a exploração dos aspetos fenotípicos e fisiológicos do borrego. No projeto usou-se como estratégia educativa o reconhecimento das necessidades dos animais em função da sua constituição biológica. Observou-se que o grupo de crianças participantes interagia com vários animais domésticos, mas que não tinha participado na sua escolha. Também não participava nas tarefas de alimentar os animais, dar-lhes banho, passeá-los, levá-los ao veterinário. As crianças descreveram os animais de estimação através das características fenotípicas, nunca mencionando aspetos emocionais ou comportamentais. Os animais de companhia são importantes na vida das crianças, criando-se fortes ligações afetivas entre o animal e a criança. Cuidar de um animal requer sentido de responsabilidade, conhecimento das características do animal e sensibilidade. A forma como as crianças interagem com os animais decorre do exemplo que é dado pela comunidade mais próxima. A principal conclusão deste trabalho é a evidência de que os conceitos das crianças acerca do bem-estar dos animais, construídos com base nos referenciais familiares e comunitários, se podem sobrepor à sensibilidade natural do ser humano.
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