Promover atitudes de respeito para com os animais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15171 |
Resumo: | Este relatório de mestrado versa sobre a sensibilização das crianças para com os direitos dos animais. O projeto de intervenção educativa decorreu em contexto pré-escolar num jardim de infância público e os participantes tinham idades compreendidas entre 3 e os 6 anos. Para a recolha de dados, prepararam-se vários instrumentos que incluíram uma entrevista e um questionário efetuado às crianças e outro efetuado aos encarregados de educação, bem como, a realização de várias atividades com intencionalidade educativa. As atividades incluíram visitas de três animais ao jardim de infância, um borrego, uma tartaruga e uma galinha e a conceção de um modelo 3D dirigido para a exploração dos aspetos fenotípicos e fisiológicos do borrego. No projeto usou-se como estratégia educativa o reconhecimento das necessidades dos animais em função da sua constituição biológica. Observou-se que o grupo de crianças participantes interagia com vários animais domésticos, mas que não tinha participado na sua escolha. Também não participava nas tarefas de alimentar os animais, dar-lhes banho, passeá-los, levá-los ao veterinário. As crianças descreveram os animais de estimação através das características fenotípicas, nunca mencionando aspetos emocionais ou comportamentais. Os animais de companhia são importantes na vida das crianças, criando-se fortes ligações afetivas entre o animal e a criança. Cuidar de um animal requer sentido de responsabilidade, conhecimento das características do animal e sensibilidade. A forma como as crianças interagem com os animais decorre do exemplo que é dado pela comunidade mais próxima. A principal conclusão deste trabalho é a evidência de que os conceitos das crianças acerca do bem-estar dos animais, construídos com base nos referenciais familiares e comunitários, se podem sobrepor à sensibilidade natural do ser humano. |
id |
RCAP_fdef7e07ecd09e03cf26a0d05902268e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promover atitudes de respeito para com os animaisDireitos dos animaisAnimais de companhiaRelação animal/criançaAtividades em ciênciasEducação pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório de mestrado versa sobre a sensibilização das crianças para com os direitos dos animais. O projeto de intervenção educativa decorreu em contexto pré-escolar num jardim de infância público e os participantes tinham idades compreendidas entre 3 e os 6 anos. Para a recolha de dados, prepararam-se vários instrumentos que incluíram uma entrevista e um questionário efetuado às crianças e outro efetuado aos encarregados de educação, bem como, a realização de várias atividades com intencionalidade educativa. As atividades incluíram visitas de três animais ao jardim de infância, um borrego, uma tartaruga e uma galinha e a conceção de um modelo 3D dirigido para a exploração dos aspetos fenotípicos e fisiológicos do borrego. No projeto usou-se como estratégia educativa o reconhecimento das necessidades dos animais em função da sua constituição biológica. Observou-se que o grupo de crianças participantes interagia com vários animais domésticos, mas que não tinha participado na sua escolha. Também não participava nas tarefas de alimentar os animais, dar-lhes banho, passeá-los, levá-los ao veterinário. As crianças descreveram os animais de estimação através das características fenotípicas, nunca mencionando aspetos emocionais ou comportamentais. Os animais de companhia são importantes na vida das crianças, criando-se fortes ligações afetivas entre o animal e a criança. Cuidar de um animal requer sentido de responsabilidade, conhecimento das características do animal e sensibilidade. A forma como as crianças interagem com os animais decorre do exemplo que é dado pela comunidade mais próxima. A principal conclusão deste trabalho é a evidência de que os conceitos das crianças acerca do bem-estar dos animais, construídos com base nos referenciais familiares e comunitários, se podem sobrepor à sensibilidade natural do ser humano.This master's report is about raising children's awareness of animal rights. The educational intervention project took place in a pre-school context in a public kindergarten and the participants were aged between 3 and 6 years. For data collection, a number of instruments were prepared that included an interview and a questionnaire made to children and a questionnaire made to parents, as well as educational activities. Activities included the visit of three animals to the kindergarten, a lamb, a turtle and a chicken and the design of a 3D model aimed at exploring the phenotypic and physiological aspects of the lamb. In the project, the educational strategy used was based on the recognition of the animals' needs according to their biology. It was found that the children interacted with several pets but had not participated in their choice. Also did not participate in the tasks of feeding the animals, bathing them, walking them, taking them to the vet. Children described pets through phenotypic characteristics, never mentioning emotional or behavioral aspects. Pets are important in children's lives, developing strong affective feelings between the animal and the child. Caring for an animal requires sense of responsibility, knowledge of the animal's characteristics and sensitivity. The way children interact with animals stems from the example set by the closest community. The main conclusion of this work is the evidence that the children's concepts about animal welfare constructed based on family references can overlap with the natural sensitivity of the human being.Coelho, Ana CristinaSapientiaGraça, Elodie Correia2021-03-05T11:02:08Z2020-12-092020-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15171TID:202651762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:04.090865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
title |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
spellingShingle |
Promover atitudes de respeito para com os animais Graça, Elodie Correia Direitos dos animais Animais de companhia Relação animal/criança Atividades em ciências Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
title_full |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
title_fullStr |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
title_full_unstemmed |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
title_sort |
Promover atitudes de respeito para com os animais |
author |
Graça, Elodie Correia |
author_facet |
Graça, Elodie Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Cristina Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Elodie Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos dos animais Animais de companhia Relação animal/criança Atividades em ciências Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Direitos dos animais Animais de companhia Relação animal/criança Atividades em ciências Educação pré-escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Este relatório de mestrado versa sobre a sensibilização das crianças para com os direitos dos animais. O projeto de intervenção educativa decorreu em contexto pré-escolar num jardim de infância público e os participantes tinham idades compreendidas entre 3 e os 6 anos. Para a recolha de dados, prepararam-se vários instrumentos que incluíram uma entrevista e um questionário efetuado às crianças e outro efetuado aos encarregados de educação, bem como, a realização de várias atividades com intencionalidade educativa. As atividades incluíram visitas de três animais ao jardim de infância, um borrego, uma tartaruga e uma galinha e a conceção de um modelo 3D dirigido para a exploração dos aspetos fenotípicos e fisiológicos do borrego. No projeto usou-se como estratégia educativa o reconhecimento das necessidades dos animais em função da sua constituição biológica. Observou-se que o grupo de crianças participantes interagia com vários animais domésticos, mas que não tinha participado na sua escolha. Também não participava nas tarefas de alimentar os animais, dar-lhes banho, passeá-los, levá-los ao veterinário. As crianças descreveram os animais de estimação através das características fenotípicas, nunca mencionando aspetos emocionais ou comportamentais. Os animais de companhia são importantes na vida das crianças, criando-se fortes ligações afetivas entre o animal e a criança. Cuidar de um animal requer sentido de responsabilidade, conhecimento das características do animal e sensibilidade. A forma como as crianças interagem com os animais decorre do exemplo que é dado pela comunidade mais próxima. A principal conclusão deste trabalho é a evidência de que os conceitos das crianças acerca do bem-estar dos animais, construídos com base nos referenciais familiares e comunitários, se podem sobrepor à sensibilidade natural do ser humano. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 2020-12-09T00:00:00Z 2021-03-05T11:02:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/15171 TID:202651762 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/15171 |
identifier_str_mv |
TID:202651762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133301668052992 |