Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hannel, Kelly
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, José Valdeni de, Descalço, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17119
Resumo: A educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.
id RCAP_fdf9f293a7d313a71946bbbf944a362f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativaEnsino personalizadoMOODLEAprendizagem significativaSubsunçoresA educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.CINTED - UFRGS2017-04-03T13:17:06Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17119por1679-1916Hannel, KellyLima, José Valdeni deDescalço, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:24Zoai:ria.ua.pt:10773/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:12.065197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
title Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
spellingShingle Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
Hannel, Kelly
Ensino personalizado
MOODLE
Aprendizagem significativa
Subsunçores
title_short Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
title_full Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
title_fullStr Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
title_sort Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da aprendizagem significativa
author Hannel, Kelly
author_facet Hannel, Kelly
Lima, José Valdeni de
Descalço, Luís
author_role author
author2 Lima, José Valdeni de
Descalço, Luís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hannel, Kelly
Lima, José Valdeni de
Descalço, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino personalizado
MOODLE
Aprendizagem significativa
Subsunçores
topic Ensino personalizado
MOODLE
Aprendizagem significativa
Subsunçores
description A educação personalizada só é possível após a identificação das dificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-04-03T13:17:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17119
url http://hdl.handle.net/10773/17119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1679-1916
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CINTED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv CINTED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137572354523136