Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Filomena Maria Fontes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/929
Resumo: A sociedade da informação e do conhecimento, ao propor novas formas de comunicação, permite novas formas de acesso, criação e difusão da informação. Neste contexto, enfatiza-se o papel dos professores bibliotecários, em especial na transmissão de competências de literacia da informação, enquanto aprendizagem ativa, autónoma, potenciadora do pensamento crítico e da capacidade de aprender a aprender. O presente trabalho está dividido em duas grandes partes. A primeira constitui o enquadramento teórico, em que se reflete sobre a evolução concetual e histórica do conceito de literacia de informação, a sua relação com a biblioteca escolar e com a escola. A segunda parte descreve um projeto de intervenção aplicado com o objetivo de promover competências e valores relacionados com a pesquisa, avaliação, organização, comunicação da informação e construção do conhecimento, junto de uma amostra de jovens alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, partindo do estudo prévio dos seus comportamentos informacionais. Os dados foram recolhidos mediante a realização de uma entrevista a docentes, a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e a observação destes em situação. Os resultados revelam que os alunos têm destreza tecnológica, mas carecem das competências necessárias para transformar a informação em conhecimento. Trabalhando colaborativamente com as estruturas pedagógicas da escola, em situações e contextos concretos integrados no currículo, o professor bibliotecário formará uma sólida equipa, projetada para melhorar a prestação académica dos alunos, a sua autonomia e pensamento crítico necessários para o sucesso ao longo da vida.
id RCAP_fe1a985b58558cba86f9bd37cb656985
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/929
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentesLiteracia da informaçãoProfessor bibliotecárioComportamento informacional adolescenteInformation literacySchool libraryAdolescent information behaviorA sociedade da informação e do conhecimento, ao propor novas formas de comunicação, permite novas formas de acesso, criação e difusão da informação. Neste contexto, enfatiza-se o papel dos professores bibliotecários, em especial na transmissão de competências de literacia da informação, enquanto aprendizagem ativa, autónoma, potenciadora do pensamento crítico e da capacidade de aprender a aprender. O presente trabalho está dividido em duas grandes partes. A primeira constitui o enquadramento teórico, em que se reflete sobre a evolução concetual e histórica do conceito de literacia de informação, a sua relação com a biblioteca escolar e com a escola. A segunda parte descreve um projeto de intervenção aplicado com o objetivo de promover competências e valores relacionados com a pesquisa, avaliação, organização, comunicação da informação e construção do conhecimento, junto de uma amostra de jovens alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, partindo do estudo prévio dos seus comportamentos informacionais. Os dados foram recolhidos mediante a realização de uma entrevista a docentes, a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e a observação destes em situação. Os resultados revelam que os alunos têm destreza tecnológica, mas carecem das competências necessárias para transformar a informação em conhecimento. Trabalhando colaborativamente com as estruturas pedagógicas da escola, em situações e contextos concretos integrados no currículo, o professor bibliotecário formará uma sólida equipa, projetada para melhorar a prestação académica dos alunos, a sua autonomia e pensamento crítico necessários para o sucesso ao longo da vida.The information and knowledge society, by proposing new forms of communication, allows news ways for access, creation and dissemination of information. In this context, we emphasize the central role of school librarians especially to improve information literacy skills, as active learning, autonomous, enhancer of critical thinking and learning to learn. The work presented is divided into two main parts. The first is the theoretical framework, which reflects on the conceptual and historical evolution of the concept of information literacy, and its relationship with the school and the school library. The second part focuses on an action project to improve abilities, knowledge and values related to the search, access, evaluation, organization and communication of information and construction of knowledge, among students of High School, based on a previous study of their information behavior. Data were collected by interviewing teachers, applying a questionnaire to the students and observing them in the school library. The results show that students hold the technological skills but lack the necessary skills to step from information to Knowledge. Working in concert with school pedagogical structures, in real situations and contexts embedded into the curriculum, school librarian form a strong team designed to enhance student academic achievement, autonomy and critical thinking skills necessary for success in lifelong endeavors.Orientação: Prof.ª Doutora Maria Manuela Barreto NunesUniversidade Portucalense2014-11-19T16:18:26Z2014-11-192012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/929http://hdl.handle.net/11328/929porPedroso, F.M.F. (2012). Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.Cota: TMEB 30Pedroso, Filomena Maria Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:07:41Zoai:repositorio.upt.pt:11328/929Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:56.834078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
title Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
spellingShingle Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
Pedroso, Filomena Maria Fontes
Literacia da informação
Professor bibliotecário
Comportamento informacional adolescente
Information literacy
School library
Adolescent information behavior
title_short Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
title_full Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
title_fullStr Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
title_full_unstemmed Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
title_sort Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes
author Pedroso, Filomena Maria Fontes
author_facet Pedroso, Filomena Maria Fontes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Filomena Maria Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia da informação
Professor bibliotecário
Comportamento informacional adolescente
Information literacy
School library
Adolescent information behavior
topic Literacia da informação
Professor bibliotecário
Comportamento informacional adolescente
Information literacy
School library
Adolescent information behavior
description A sociedade da informação e do conhecimento, ao propor novas formas de comunicação, permite novas formas de acesso, criação e difusão da informação. Neste contexto, enfatiza-se o papel dos professores bibliotecários, em especial na transmissão de competências de literacia da informação, enquanto aprendizagem ativa, autónoma, potenciadora do pensamento crítico e da capacidade de aprender a aprender. O presente trabalho está dividido em duas grandes partes. A primeira constitui o enquadramento teórico, em que se reflete sobre a evolução concetual e histórica do conceito de literacia de informação, a sua relação com a biblioteca escolar e com a escola. A segunda parte descreve um projeto de intervenção aplicado com o objetivo de promover competências e valores relacionados com a pesquisa, avaliação, organização, comunicação da informação e construção do conhecimento, junto de uma amostra de jovens alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, partindo do estudo prévio dos seus comportamentos informacionais. Os dados foram recolhidos mediante a realização de uma entrevista a docentes, a aplicação de um inquérito por questionário aos alunos e a observação destes em situação. Os resultados revelam que os alunos têm destreza tecnológica, mas carecem das competências necessárias para transformar a informação em conhecimento. Trabalhando colaborativamente com as estruturas pedagógicas da escola, em situações e contextos concretos integrados no currículo, o professor bibliotecário formará uma sólida equipa, projetada para melhorar a prestação académica dos alunos, a sua autonomia e pensamento crítico necessários para o sucesso ao longo da vida.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01T00:00:00Z
2014-11-19T16:18:26Z
2014-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/929
http://hdl.handle.net/11328/929
url http://hdl.handle.net/11328/929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pedroso, F.M.F. (2012). Literacia da informação: um projeto de intervenção no âmbito dos comportamentos informacionais dos adolescentes. Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
Cota: TMEB 30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134960046571520