Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michel, Luciane
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31149
Resumo: Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas com os alunos, antes e após a execução das atividades. A metodologia da pesquisa foi quantitativa. Verificou-se que a execução das atividades dirigidas na biblioteca da escola favorece o desenvolvimento da com-petência informacional para esta faixa etária.
id UFRGS-2_3bd6ca1d6f6da7bff3a3cfde305f28dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31149
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Michel, LucianeFlores, Helen Rose Flores de2011-08-17T06:02:21Z2011http://hdl.handle.net/10183/31149000782661Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas com os alunos, antes e após a execução das atividades. A metodologia da pesquisa foi quantitativa. Verificou-se que a execução das atividades dirigidas na biblioteca da escola favorece o desenvolvimento da com-petência informacional para esta faixa etária.Emphasizes concepts related to school library, its appearance and functions in Brazil today. Also discusses the role of the librarian and their ra-Postu meet the demands in the school library. Describes the case study children's library in the Center for School Pastor Dohms, whose activities over 3 weeks promoted the development of information literacy, with new students enrolled in 2011, with age-ties between 7 and 10 years. Interviews were conducted with students before and after the implementation of activities. The research methodology was quantitative. It was found that the implementation of activities directed at the school library fosters the deve lopment of information literacy for this age group.application/pdfporBiblioteca escolarBibliotecárioCompetência informacionalSchool libraryActivitiesInformation literacyCompetência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohmsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000782661.pdf.txt000782661.pdf.txtExtracted Texttext/plain64852http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/2/000782661.pdf.txtd8d02f71547efe9c493796ca137eee1dMD52ORIGINAL000782661.pdf000782661.pdfTexto completoapplication/pdf726455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/1/000782661.pdf828c3c685f4e3da77b7838d5b7063a54MD51THUMBNAIL000782661.pdf.jpg000782661.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/3/000782661.pdf.jpge6b11cafcc99eaa6452f6dff4289da9bMD5310183/311492018-10-10 07:41:24.045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:41:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
title Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
spellingShingle Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
Michel, Luciane
Biblioteca escolar
Bibliotecário
Competência informacional
School library
Activities
Information literacy
title_short Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
title_full Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
title_fullStr Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
title_full_unstemmed Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
title_sort Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
author Michel, Luciane
author_facet Michel, Luciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michel, Luciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Helen Rose Flores de
contributor_str_mv Flores, Helen Rose Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Bibliotecário
Competência informacional
topic Biblioteca escolar
Bibliotecário
Competência informacional
School library
Activities
Information literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Activities
Information literacy
description Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas com os alunos, antes e após a execução das atividades. A metodologia da pesquisa foi quantitativa. Verificou-se que a execução das atividades dirigidas na biblioteca da escola favorece o desenvolvimento da com-petência informacional para esta faixa etária.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-17T06:02:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782661
url http://hdl.handle.net/10183/31149
identifier_str_mv 000782661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/2/000782661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/1/000782661.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31149/3/000782661.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d8d02f71547efe9c493796ca137eee1d
828c3c685f4e3da77b7838d5b7063a54
e6b11cafcc99eaa6452f6dff4289da9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447061707882496