Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Paulo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leal da Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25351
Resumo: Assumimos que a Extensão é uma prática educativa que sempre esteve imbricada às universidades. Mas, em virtude da sua incorporação à educação profissional e tecnológica (Lei 11.892/2008) ela passou a ter a mesma representatividade nos Institutos Federais. Entretanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Neste texto partilhamos resultados parciais de um Estudo de Caso neste âmbito, o qual realizamos no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal), e ainda em desenvolvimento. Assim, os objetivos desse artigo são discutir e refletir sobre a extensão como prática educativa que se desenvolve por meio da interação com as comunidades, ou seja, um enfoque da nossa pesquisa. Para tanto, embasamos a nossa partilha fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Silva (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Galli et al (2013) ou Demo (2001). A análise documental mostra que a extensão apresenta diferentes perspectivas de compreensão (assistencialista, prestação de serviços e princípio educativo) e que o assistencialismo se acentua na educação profissional e tecnológica em virtude da construção histórica da Rede Federal como instituição de amparo aos menos favorecidos. Mas, os Fóruns de Extensão relacionados à Rede Federal apontam para uma construção da extensão como uma prática educativa que se constrói por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação.
id RCAP_fe1edade019cfe3a0ab5a3e859a93555
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/25351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e PossibilidadesEducação Profissional e tecnológicaExtensãoPrática educativaComunidadeAssumimos que a Extensão é uma prática educativa que sempre esteve imbricada às universidades. Mas, em virtude da sua incorporação à educação profissional e tecnológica (Lei 11.892/2008) ela passou a ter a mesma representatividade nos Institutos Federais. Entretanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Neste texto partilhamos resultados parciais de um Estudo de Caso neste âmbito, o qual realizamos no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal), e ainda em desenvolvimento. Assim, os objetivos desse artigo são discutir e refletir sobre a extensão como prática educativa que se desenvolve por meio da interação com as comunidades, ou seja, um enfoque da nossa pesquisa. Para tanto, embasamos a nossa partilha fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Silva (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Galli et al (2013) ou Demo (2001). A análise documental mostra que a extensão apresenta diferentes perspectivas de compreensão (assistencialista, prestação de serviços e princípio educativo) e que o assistencialismo se acentua na educação profissional e tecnológica em virtude da construção histórica da Rede Federal como instituição de amparo aos menos favorecidos. Mas, os Fóruns de Extensão relacionados à Rede Federal apontam para uma construção da extensão como uma prática educativa que se constrói por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação.Realize Eventos Cientificos & Editora2019-03-01T16:40:26Z2019-03-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/25351http://hdl.handle.net/10174/25351porOliveira, J.P. & Leal da Costa, C. (2018). Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades In: L. P. Almeida de castro (Coord) Anais V CONEDU, Volume 1 (pp 123-136). Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora. ISSN 2358-88292358-8829http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/resumo.php?idtrabalho=3620Centro de Investigação em Educação e Psicologiandmclc@uevora.pt229Oliveira, João PauloLeal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:19:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/25351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:49.245548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
title Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
spellingShingle Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
Oliveira, João Paulo
Educação Profissional e tecnológica
Extensão
Prática educativa
Comunidade
title_short Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
title_full Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
title_fullStr Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
title_full_unstemmed Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
title_sort Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades
author Oliveira, João Paulo
author_facet Oliveira, João Paulo
Leal da Costa, Conceição
author_role author
author2 Leal da Costa, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Paulo
Leal da Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e tecnológica
Extensão
Prática educativa
Comunidade
topic Educação Profissional e tecnológica
Extensão
Prática educativa
Comunidade
description Assumimos que a Extensão é uma prática educativa que sempre esteve imbricada às universidades. Mas, em virtude da sua incorporação à educação profissional e tecnológica (Lei 11.892/2008) ela passou a ter a mesma representatividade nos Institutos Federais. Entretanto, a extensão no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, apresenta algumas especificidades fazendo-se necessário compreender o seu significado, os desafios educacionais que lança e também suas possibilidades de implementação. Neste texto partilhamos resultados parciais de um Estudo de Caso neste âmbito, o qual realizamos no âmbito da Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Universidade de Évora, Portugal), e ainda em desenvolvimento. Assim, os objetivos desse artigo são discutir e refletir sobre a extensão como prática educativa que se desenvolve por meio da interação com as comunidades, ou seja, um enfoque da nossa pesquisa. Para tanto, embasamos a nossa partilha fazendo ressaltar alguns autores, como é o caso de Freire (2015), Sousa (2001), Tavares (2001), Silva (2001), Cover (2014), Pacheco (2011), Xavier et al (2013), Galli et al (2013) ou Demo (2001). A análise documental mostra que a extensão apresenta diferentes perspectivas de compreensão (assistencialista, prestação de serviços e princípio educativo) e que o assistencialismo se acentua na educação profissional e tecnológica em virtude da construção histórica da Rede Federal como instituição de amparo aos menos favorecidos. Mas, os Fóruns de Extensão relacionados à Rede Federal apontam para uma construção da extensão como uma prática educativa que se constrói por meio da interação com a comunidade externa. O nosso estudo vai apontando possibilidades para isso acontecer e mostra que podem ser programas e projetos realizados em contexto real e comunitário. No entanto, é preciso não dissociar a extensão como princípio educativo das dimensões do ensino e da pesquisa, para esbater tradicionais preponderâncias e fragmentações de saberes, o que parece conseguir-se com sucesso se existir participação e cooperação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-03-01T16:40:26Z
2019-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/25351
http://hdl.handle.net/10174/25351
url http://hdl.handle.net/10174/25351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, J.P. & Leal da Costa, C. (2018). Extensão na Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas com Comunidade(s): Desafios e Possibilidades In: L. P. Almeida de castro (Coord) Anais V CONEDU, Volume 1 (pp 123-136). Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora. ISSN 2358-8829
2358-8829
http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/resumo.php?idtrabalho=3620
Centro de Investigação em Educação e Psicologia
nd
mclc@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos Cientificos & Editora
publisher.none.fl_str_mv Realize Eventos Cientificos & Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136640023658496