O YouTube: potencialidades pedagógicas na aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lúcia Cristina Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/3981
Resumo: O presente projeto de investigação procurou apresentar o YouTube como um banco de recursos audiovisuais, promotor do desenvolvimento das macrocapacidades de audição e de expressão oral, no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, procurámos tecer algumas considerações relativamente à origem e natureza orgânica do YouTube, que nos conduziram à visualização e à exploração de vídeos publicados no website, que promovessem, simultaneamente, o usufruto de imagem e som e, por conseguinte, o cumprimento de objetivos pedagógicos inerentes à aprendizagem significativa da língua estrangeira. O trabalho de pesquisa centrou-se num estudo de caso, cujo desenvolvimento providenciou a aplicação de vídeos e a realização de atividades diversas, numa turma de alunos do 4.º ano de escolaridade, tendo como base princípios decorrentes de métodos e abordagens utilizados no ensino de Inglês a crianças, auscultando-se o seu grau de envolvimento e participação no processo de aprendizagem. Do mesmo modo, e porque consideramos fundamental a troca de ideias e a partilha de experiências e práticas, especialmente no que se refere ao campo de ação da Educação, procurou-se estabelecer práticas de trabalho colaborativo e colegialidade entre as professoras envolvidas no decurso da investigação realizada.
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