O YouTube: potencialidades pedagógicas na aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/3981 |
Resumo: | O presente projeto de investigação procurou apresentar o YouTube como um banco de recursos audiovisuais, promotor do desenvolvimento das macrocapacidades de audição e de expressão oral, no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, procurámos tecer algumas considerações relativamente à origem e natureza orgânica do YouTube, que nos conduziram à visualização e à exploração de vídeos publicados no website, que promovessem, simultaneamente, o usufruto de imagem e som e, por conseguinte, o cumprimento de objetivos pedagógicos inerentes à aprendizagem significativa da língua estrangeira. O trabalho de pesquisa centrou-se num estudo de caso, cujo desenvolvimento providenciou a aplicação de vídeos e a realização de atividades diversas, numa turma de alunos do 4.º ano de escolaridade, tendo como base princípios decorrentes de métodos e abordagens utilizados no ensino de Inglês a crianças, auscultando-se o seu grau de envolvimento e participação no processo de aprendizagem. Do mesmo modo, e porque consideramos fundamental a troca de ideias e a partilha de experiências e práticas, especialmente no que se refere ao campo de ação da Educação, procurou-se estabelecer práticas de trabalho colaborativo e colegialidade entre as professoras envolvidas no decurso da investigação realizada. |
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O YouTube: potencialidades pedagógicas na aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básicoYouTubeVídeoAudiçãoOralidadeEstudo de casoTrabalho colaborativoListeningSpeakingCase studyCollaborative workO presente projeto de investigação procurou apresentar o YouTube como um banco de recursos audiovisuais, promotor do desenvolvimento das macrocapacidades de audição e de expressão oral, no processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa no 1.º ciclo do ensino básico. Desta forma, procurámos tecer algumas considerações relativamente à origem e natureza orgânica do YouTube, que nos conduziram à visualização e à exploração de vídeos publicados no website, que promovessem, simultaneamente, o usufruto de imagem e som e, por conseguinte, o cumprimento de objetivos pedagógicos inerentes à aprendizagem significativa da língua estrangeira. O trabalho de pesquisa centrou-se num estudo de caso, cujo desenvolvimento providenciou a aplicação de vídeos e a realização de atividades diversas, numa turma de alunos do 4.º ano de escolaridade, tendo como base princípios decorrentes de métodos e abordagens utilizados no ensino de Inglês a crianças, auscultando-se o seu grau de envolvimento e participação no processo de aprendizagem. Do mesmo modo, e porque consideramos fundamental a troca de ideias e a partilha de experiências e práticas, especialmente no que se refere ao campo de ação da Educação, procurou-se estabelecer práticas de trabalho colaborativo e colegialidade entre as professoras envolvidas no decurso da investigação realizada.This research work aimed at describing the YouTube as a source of audiovisual materials, favourable to the development of listening and speaking skills concerning the process of English language teaching and learning in primary schools. Bearing in mind YouTube’s origins and organic nature, we engaged in selecting and exploring videos uploaded on the website, which conveyed both image and sound, in order to attain a set of pedagogical objectives aimed at a meaningful learning of the foreign language. The research work redefined itself as a case study, whose development consisted in using a number of videos and activities with fourth graders, having in mind principles from preferred methods and approaches in the teaching of English to Young Learners, as well as the assessment of their degree of involvement and participation in the learning process. Furthermore, and because we consider the sharing of ideas, experiences and practices of major importance, especially as far as Education is concerned, we tried to develop and enhance collaborative and collegial work between the teachers engaged in the course of the research work.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBrites, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Lúcia Cristina Ribeiro2014-02-19T16:33:42Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3981TID:201492474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:56.120775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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