Proposta de implementação de um sistema de gestão da qualidade na empresa RMC, lda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João M
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2205
Resumo: O presente projeto aplicado, não é mais do que uma proposta de implementação de um sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) que se enquadra no valor estratégico da empresa RMC, Lda do ramo industrial. Proporcionou-se, através de planeamento, a restruturação da empresa baseada em processos com o intuito de criar a oportunidade para a aplicação de conceitos aprendidos no âmbito dos Sistemas de Gestão da Qualidade como ferramenta para o desenvolvimento/implementação e melhoria de práticas de qualidade na empresa. Para a construção do SGQ, procedeu-se inicialmente, a um estudo exaustivo na empresa onde foi efetuado um diagnóstico, que visou caraterizar o seu estado atual relativamente a cada requisito da norma ISO 9001:2008, tendo em conta as práticas da empresa. Para tal, foram realizadas diversas reuniões e visitas às instalações da empresa. Nessas reuniões com a Administração, foi definido o âmbito do SGQ, a política da qualidade e o gestor da qualidade da empresa efectuando-se uma abordagem por processos, onde foram identificados, dois processos de gestão, dois processos de realização e cinco processos de suporte. Relativamente à implementação do SGQ, foi necessário elaborar um vasto conjunto de documentos aprovados pela Administração da RMC, tais como: procedimentos; modelos (registos); instruções de trabalho; manual de qualidade; manual de funções e um manual de acolhimento. Com a finalização deste trabalho, a RMC dispõe de um SGQ, que consiste num conjunto de processos e documentos, que englobam metodologias requeridas pela norma, ao mesmo tempo, as necessárias para assegurar o planeamento, a operação e o controlo dos processos identificados, sendo desenvolvidos registos que permitem obter dados sobre o desempenho do sistema e a satisfação dos clientes. Após a implementação do SGQ é pertinente a empresa apostar na certificação segundo norma ISO 9001:2008, pois esta é uma ferramenta útil e estratégica para a empresa, com benefício de poder alcançar novos mercados quer a nível nacional e internacional.
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