Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rajão, Andreia Filipa Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19999
Resumo: A pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas.
id RCAP_fe517f2e9a162646680746366d4c8bc8
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portuguesesComportamento do consumidorCompra onlineCovid-19Influencia pandemiaConsumer behaviorOnline shoppingPandemic influenceGestãoA pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas.The Covid-19 pandemic has produced repercussions not only of a health and epidemiological order on a global scale, but also repercussions and social, economic and political impacts that are unprecedented in the recent history of epidemics. However, this atypical situation became challenging and transformative in the sense that it triggered new habits, forms and trends in consumption, more concretely in the digital world. This study aims to analyze the trends and new online consumption habits of the Portuguese resulting from the pandemic. For this purpose, a quantitative methodology is proposed, in which a questionnaire was applied, focusing on new online shopping habits and trends resulting from the pandemic, with a total of 248 responses being obtained. The study concludes that during the pandemic consumers changed not only their consumption habits in terms of numbers, but also in the amount spent on online purchases. There were also changes in the purchase of certain categories of products during the pandemic, and it appears that some trends arising from the pandemic are influenced by sociodemographic characteristics. This study is relevant, mainly due to the importance of understanding how the pandemic situation changes their consumption habits. Following this atypical situation, the digital medium has become even more important, not only for consumers but also for companies.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRajão, Andreia Filipa Fernandes2022-02-18T15:22:48Z2021-11-232021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19999TID:202941450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:05.010497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
title Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
spellingShingle Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
Rajão, Andreia Filipa Fernandes
Comportamento do consumidor
Compra online
Covid-19
Influencia pandemia
Consumer behavior
Online shopping
Pandemic influence
Gestão
title_short Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
title_full Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
title_fullStr Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
title_full_unstemmed Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
title_sort Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
author Rajão, Andreia Filipa Fernandes
author_facet Rajão, Andreia Filipa Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Sandrina Francisca
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rajão, Andreia Filipa Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Compra online
Covid-19
Influencia pandemia
Consumer behavior
Online shopping
Pandemic influence
Gestão
topic Comportamento do consumidor
Compra online
Covid-19
Influencia pandemia
Consumer behavior
Online shopping
Pandemic influence
Gestão
description A pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
2021-11-23T00:00:00Z
2022-02-18T15:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19999
TID:202941450
url http://hdl.handle.net/10400.22/19999
identifier_str_mv TID:202941450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131488775569408