Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19999 |
Resumo: | A pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas. |
id |
RCAP_fe517f2e9a162646680746366d4c8bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portuguesesComportamento do consumidorCompra onlineCovid-19Influencia pandemiaConsumer behaviorOnline shoppingPandemic influenceGestãoA pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas.The Covid-19 pandemic has produced repercussions not only of a health and epidemiological order on a global scale, but also repercussions and social, economic and political impacts that are unprecedented in the recent history of epidemics. However, this atypical situation became challenging and transformative in the sense that it triggered new habits, forms and trends in consumption, more concretely in the digital world. This study aims to analyze the trends and new online consumption habits of the Portuguese resulting from the pandemic. For this purpose, a quantitative methodology is proposed, in which a questionnaire was applied, focusing on new online shopping habits and trends resulting from the pandemic, with a total of 248 responses being obtained. The study concludes that during the pandemic consumers changed not only their consumption habits in terms of numbers, but also in the amount spent on online purchases. There were also changes in the purchase of certain categories of products during the pandemic, and it appears that some trends arising from the pandemic are influenced by sociodemographic characteristics. This study is relevant, mainly due to the importance of understanding how the pandemic situation changes their consumption habits. Following this atypical situation, the digital medium has become even more important, not only for consumers but also for companies.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRajão, Andreia Filipa Fernandes2022-02-18T15:22:48Z2021-11-232021-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19999TID:202941450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:05.010497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
title |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
spellingShingle |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses Rajão, Andreia Filipa Fernandes Comportamento do consumidor Compra online Covid-19 Influencia pandemia Consumer behavior Online shopping Pandemic influence Gestão |
title_short |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
title_full |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
title_fullStr |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
title_full_unstemmed |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
title_sort |
Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses |
author |
Rajão, Andreia Filipa Fernandes |
author_facet |
Rajão, Andreia Filipa Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Sandrina Francisca Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rajão, Andreia Filipa Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Compra online Covid-19 Influencia pandemia Consumer behavior Online shopping Pandemic influence Gestão |
topic |
Comportamento do consumidor Compra online Covid-19 Influencia pandemia Consumer behavior Online shopping Pandemic influence Gestão |
description |
A pandemia Covid-19 tem produzindo repercussões não apenas de ordem sanitária e epidemológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, económicos e políticos sem precedentes na história recente das epidemias. Contudo, esta situação atípica tornou-se desafiante e transformadora no sentido em que desencadeou novos hábitos, formas e tendências de consumo, mais concretamento no mundo digital. O presente estudo tem como objetivo analisar as tendências e os novos hábitos de consumo online dos portugueses resultantes da pandemia. Para o efeito, propõe-se uma metodologia quantitativa, na qual se aplicou um questionário com incidência nos novos hábitos de compra online e nas tendências consequentes da pandemia, tendo-se obtido um total de 248 respostas. O estudo conclui que durante a pandemia os consumidores alteraram não só os seus hábitos de consumo em termos de número, mas também no valor gasto em compras online. Verificou-se ainda alterações na compra de certas categorias de produtos durante a pandemia e, constata-se que algumas tendências advindas da pandemia são influenciadas por caraterísticas sociodemográficas. Este estudo revela-se pertinente, principalmente pela importância em compreender como a conjuntura de pandemia muda os seus hábitos de consumo. No seguimento desta situação atípica, o meio digital tornou-se ainda mais importante, não só para os consumidores como também para as empresas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-23 2021-11-23T00:00:00Z 2022-02-18T15:22:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19999 TID:202941450 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19999 |
identifier_str_mv |
TID:202941450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131488775569408 |