Lead users, inovação e BTT: um estudo netnográfico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9922 |
Resumo: | A era da informação e do conhecimento, associada aos desenvolvimentos tecnológicos, revolução da internet e disseminação das comunidades Online trouxeram um conjunto de novos desafios ao tecido empresarial. Os consumidores, cada vez mais exigentes, sofisticados e interventivos passaram a ser reconhecidos como elementos integrantes da cadeia de inovação, constituindo-se como motores centrais de um mercado em permanente mutação. A participação massiva em comunidades Online despoletou a emergência de pools de conhecimento e informação, derivadas de interações permanentes e geradoras de inovação coletiva e passa-palavra, afetando a dinâmica empresarial. Procurando canalizar estes recursos, importa incorporar mecanismos facilitadores do acesso, gestão e integração das fontes externas na moldura empresarial, incentivando o desenvolvimento de ferramentas de crowdsourcing. As comunidades Online agregam pessoas em torno de áreas de interesse comuns, podendo contemplar interações Online e Offline e motivando a partilha espontânea e a resolução conjunta de necessidades. Neste contexto, destaca-se um conjunto de consumidores que, pelas suas caraterísticas específicas, representam uma minoria capaz de antecipar necessidades e desenvolver soluções que respondem às futuras expetativas do mercado. Estes consumidores-inovadores ou Lead Users são valiosos para as empresas, pois têm uma perspetiva enquanto consumidores, conseguindo ver para além das equipas de investigação e desenvolvimento. Sendo consumidores especiais e entendidos enquanto tal, gozam de credibilidade junto dos seus pares, desempenhando um papel de influência e mobilização das comunidades em que se inserem. Quando em contextos Online, a sua influência ganha expressão exponencial, orientando o rumo e motivando a partilha e interação. As comunidades do tipo hobbies tendem no sentido de uma maior motivação intrínseca, gerando maior partilha. Considerando o novo paradigma, e procurando reforçar a importância das comunidades Online enquanto fontes de conhecimento e inovação, a netnografia emerge como metodologia que permite aceder a este recurso valioso. É neste contexto que se organiza a presente investigação, tendo como objeto de estudo empírico o Fórum BTT e confirmando a importância das comunidades Online enquanto espaços de partilha e interação, nos quais os Lead Users geram ciclos de inovação entre consumidores. |
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As comunidades Online agregam pessoas em torno de áreas de interesse comuns, podendo contemplar interações Online e Offline e motivando a partilha espontânea e a resolução conjunta de necessidades. Neste contexto, destaca-se um conjunto de consumidores que, pelas suas caraterísticas específicas, representam uma minoria capaz de antecipar necessidades e desenvolver soluções que respondem às futuras expetativas do mercado. Estes consumidores-inovadores ou Lead Users são valiosos para as empresas, pois têm uma perspetiva enquanto consumidores, conseguindo ver para além das equipas de investigação e desenvolvimento. Sendo consumidores especiais e entendidos enquanto tal, gozam de credibilidade junto dos seus pares, desempenhando um papel de influência e mobilização das comunidades em que se inserem. Quando em contextos Online, a sua influência ganha expressão exponencial, orientando o rumo e motivando a partilha e interação. As comunidades do tipo hobbies tendem no sentido de uma maior motivação intrínseca, gerando maior partilha. Considerando o novo paradigma, e procurando reforçar a importância das comunidades Online enquanto fontes de conhecimento e inovação, a netnografia emerge como metodologia que permite aceder a este recurso valioso. É neste contexto que se organiza a presente investigação, tendo como objeto de estudo empírico o Fórum BTT e confirmando a importância das comunidades Online enquanto espaços de partilha e interação, nos quais os Lead Users geram ciclos de inovação entre consumidores.The information and knowledge age coupled with technological developments, the Internet revolution and disseminating online communities have brought a new set of challenges to business and industry. Consumers who are more and more demanding, sophisticated and interventionalist have been recognized as integral elements of the innovation chain, constituting themselves as central engines of a constantly changing market. The massive participation in online communities triggered the emergence of pools of knowledge and information derived from constant interactions that generate collective innovation and word spreading, affecting the business dynamics. Looking for channeling these resources, it is important to incorporate mechanisms to facilitate the access, management and integration of external sources in the frame business, encouraging the development of tools for crowdsourcing. Online communities aggregate people around areas of common interest and may include interaction Online and Offline, motivating spontaneous sharing and collective solution of needs. In this context, there is a set of consumers who, due to their specific characteristics, represent a minority able to anticipate needs and develop solutions that respond to future market expectations. These innovative consumers or Lead Users are extremely valuable to companies as they have a perspective as consumers, able to see beyond the research and development teams. Being special consumers and recognized as such, they enjoy credibility among their peers and play an important role by influencing and mobilizing the communities in which they operate. When in Online contexts, their influence wins exponential expression, directing and motivating towards sharing and interaction. Communities like hobbies tend towards a greater intrinsic motivation, leading to greater sharing. Given the new paradigm and seeking to enhance the importance of Online communities as sources of knowledge and innovation, netnography emerges as a methodology that allows access to this valuable resource. It is in this context that this research is organized, having as object of empirical study the MTB Forum and confirming the importance of Online communities as spaces for sharing and interaction, in which the Lead Users generate innovation cycles among consumers.Universidade de Aveiro2013-03-19T12:29:03Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9922porSimões, Sandra Isabel Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:13Zoai:ria.ua.pt:10773/9922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:38.976876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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