O consumo de jogos online: um estudo netnográfico em comunidades virtuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Amanda de Almeida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1057
Resumo: Investiga a experiência de consumo de jogadores online em comunidades virtuais a fim de analisar os fatores que levam os usuários a despenderem recursos financeiros com jogos. Para tal, foram analisados dois jogos que tem a característica de oferecer itens especializados ou vantagens mediante à pagamentos: o jogo buraco da comunidade Ludijogos e o jogo DC Universe online. A internet facilitou a criação de grupos baseados em um interesse comum, que muitas vezes é relacionado ao consumo. Por isso, como metodologia utilizou-se o método de pesquisa netnográfico que se preocupa a estudar grupos e culturas online. Como método de coleta de dados foi utilizado a observação participante. Para obter maiores informações, também foram realizados diálogos e entrevistas online, através de chats, com os participantes da comunidade. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que a melhoria de aparência do avatar é um forte motivo para os jogadores gastarem comprando itens para criar um personagem ou avatar que possam duplicar as suas características e personalidades. Outro resultado da pesquisa é que os jogadores compram um determinado tipo de item para poder ficar mais fortes que os outros jogadores e para garantir um melhor desempenho no jogo. Torna importante frisar que o ambiente do jogo não só proporciona aos seus jogadores experiências relacionadas ao consumo, mas também a influência das relações afetivas criadas e mantidas no jogo.
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