A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mara Andreia da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2405
Resumo: O insucesso escolar é um problema que infelizmente faz parte do percurso escolar dos nossos alunos e é um tema de importância crescente na nossa sociedade. Em Portugal o insucesso escolar é definido segundo Silva (2004) como a incapacidade que o aluno revela em atingir os objetivos globais definidos para cada ciclo de estudos utilizando-se como indicadores de insucesso as taxas de retenção, de abandonos e de insucesso nos exames. Este estudo tem como objetivo perceber de que forma a Educação Física (EF) pode ser importante para a prevenção do abandono e do insucesso escolar, na perspetiva dos alunos, e entender se de alguma forma pode ser um fator potenciador de motivação para a escola. A amostra deste estudo é constituída por 116 alunos, que fazem parte do 3º ciclo de uma escola do agrupamento de Ovar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, em que os resultados obtidos demonstram que a maioria das representações são positivas, tanto na globalidade dos 116 alunos com 46% das respostas positivas, como na amostra dos 35 alunos que já repetiram de ano com 49% das respostas positivas, é possível verificar assim, que os resultados obtidos, de uma forma geral, enfatizam a importância da EF como uma medida de combate ao insucesso e abandono escolar.
id RCAP_4033bf116f4bcc1ece1a5e08f1844510
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolarInsucesso escolarEducação físicaO insucesso escolar é um problema que infelizmente faz parte do percurso escolar dos nossos alunos e é um tema de importância crescente na nossa sociedade. Em Portugal o insucesso escolar é definido segundo Silva (2004) como a incapacidade que o aluno revela em atingir os objetivos globais definidos para cada ciclo de estudos utilizando-se como indicadores de insucesso as taxas de retenção, de abandonos e de insucesso nos exames. Este estudo tem como objetivo perceber de que forma a Educação Física (EF) pode ser importante para a prevenção do abandono e do insucesso escolar, na perspetiva dos alunos, e entender se de alguma forma pode ser um fator potenciador de motivação para a escola. A amostra deste estudo é constituída por 116 alunos, que fazem parte do 3º ciclo de uma escola do agrupamento de Ovar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, em que os resultados obtidos demonstram que a maioria das representações são positivas, tanto na globalidade dos 116 alunos com 46% das respostas positivas, como na amostra dos 35 alunos que já repetiram de ano com 49% das respostas positivas, é possível verificar assim, que os resultados obtidos, de uma forma geral, enfatizam a importância da EF como uma medida de combate ao insucesso e abandono escolar.Failure at school is a problem that unfortunately is part of the educational background of our students and this is a topic of growing importance in our society. In Portugal school failure is defined according to Silva (2004) as the inability that each student reveals in achieving the overall objectives set for each course, using as indicators of failure retention rates, dropouts and failure in exams. This study aims to understand how Physical Education (PE) may be important for the prevention of school failure and dropout, from students' perspective and understand if somehow it may be an enhancer factor of motivation for school. The sample is composed by 116 students, who are part of the 3rd cycle of a school grouping of Ovar. For data collection a questionnaire was used, in which the results demonstrate that most representations are positive, both in overall of the116 students with 46% of positive answers, as in the sample of 35 students who were retained with 49 % of positive answers, so one can verify that in general the results emphasize the importance of PE as a measure to combat school failure and dropout.2013-05-15T14:40:20Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2405porCosta, Mara Andreia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:32:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:53.597213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
title A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
spellingShingle A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
Costa, Mara Andreia da Silva
Insucesso escolar
Educação física
title_short A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
title_full A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
title_fullStr A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
title_full_unstemmed A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
title_sort A Educação Física como medida de combate ao insucesso e abandono escolar
author Costa, Mara Andreia da Silva
author_facet Costa, Mara Andreia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mara Andreia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso escolar
Educação física
topic Insucesso escolar
Educação física
description O insucesso escolar é um problema que infelizmente faz parte do percurso escolar dos nossos alunos e é um tema de importância crescente na nossa sociedade. Em Portugal o insucesso escolar é definido segundo Silva (2004) como a incapacidade que o aluno revela em atingir os objetivos globais definidos para cada ciclo de estudos utilizando-se como indicadores de insucesso as taxas de retenção, de abandonos e de insucesso nos exames. Este estudo tem como objetivo perceber de que forma a Educação Física (EF) pode ser importante para a prevenção do abandono e do insucesso escolar, na perspetiva dos alunos, e entender se de alguma forma pode ser um fator potenciador de motivação para a escola. A amostra deste estudo é constituída por 116 alunos, que fazem parte do 3º ciclo de uma escola do agrupamento de Ovar. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, em que os resultados obtidos demonstram que a maioria das representações são positivas, tanto na globalidade dos 116 alunos com 46% das respostas positivas, como na amostra dos 35 alunos que já repetiram de ano com 49% das respostas positivas, é possível verificar assim, que os resultados obtidos, de uma forma geral, enfatizam a importância da EF como uma medida de combate ao insucesso e abandono escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-15T14:40:20Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2405
url http://hdl.handle.net/10348/2405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137093100765184