A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13308
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
id RCAP_0e2e7db9231086a793c9e7930d5b17b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º cicloDepartamento do 1º cicloLiderançaCoordenadores de departamentoÓrgãos intermédiosDepartment coordinatorsPrimary education departmentIntermediate bodiesLeadershipDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração EducacionalCom o estudo intitulado “A Liderança dos órgãos intermédios no departamento do 1º Ciclo” pretendemos contribuir para o conhecimento, a compreensão das perspetivas de docentes sobre a liderança e o desempenho do cargo de coordenador no Departamento do 1º Ciclo, enquanto órgão intermédio na organização escolar. Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: (1) conhecer as formas de seleção dos Coordenadores de Departamento (CD) que os docentes consideram mais adequadas para o exercício do cargo; (2) identificar as motivações que os docentes consideram fundamentais para o exercício do cargo de Coordenador de Departamento do 1º Ciclo; (3) identificar as funções atribuídas aos Coordenadores de Departamento pelos diversos atores; (4) conhecer as perspetivas dos diferentes atores sobre liderança nas estruturas intermédias; (5) identificar o perfil que os docentes consideram desejável para o exercício do cargo de Coordenador de Departamento e (6) conhecer as formas de comunicação no Departamento e entre as diversas estruturas do Agrupamento de escolas. Para alcançar estes objetivos partimos da visão de diversos autores sobre a liderança em contexto escolar e recorremos a uma metodologia de natureza mista. Assim, realizámos um estudo de caso com recurso ao inquérito por questionário e a sua análise deu origem a um guião da entrevista para aprofundamento de alguns aspetos. Estas entrevistas semiestruturadas foram posteriormente sujeitas a análise de conteúdo. Os resultados no Agrupamento de Escolas em estudo mostram que os docentes inquiridos valorizam competências profissionais que consideram determinantes para as funções a desempenhar pelo CD (capacidades de resolução de problemas e de liderança) em detrimento de fatores puramente administrativos. Esta liderança deve assentar, segundo os inquiridos, em relações de colaboração e de confiança. A par deste tipo de competências, os docentes consideram que os CD devem dar apoio aos docentes, organizar o departamento de forma participativa e envolver os docentes na organização escolar.ABSTRACT With the study “The leadership of intermediary bodies in the Primary Education Department” we aim to contribute to the knowledge and understanding of teachers’ perspectives on leadership and the coordinator’s performance in the Primary Education Department, as an intermediate body in the school organisation. In this sense, the following objectives have been defined: (1) knowing the ways of selecting the Department Coordinators (DC), which teachers consider most appropriate for the performance of duties; (2) identifying the motivation teachers consider fundamental for the duties to be carried out by the coordinator of the Department of Primary Education; (3) identifying the tasks assigned by the several parties to the Department Coordinators; (4) knowing the various parties’ perspectives on leadership within the intermediate structures; (5) identifying the profile teachers consider necessary for the performance of duties of the Department Coordinator, and (6) knowing the methods of communication within the Department, as well as between the different structures of the Schools Grouping. To achieve those goals, we started from the several authors’ opinion about leadership within school context, and we used a methodology of a mixed nature. Thus, we carried out a case study using a questionnaire survey, which analysis gave rise to an interview script for deepening some aspects. Later, the semi-structured interviews were subjected to content analysis. The results in the Schools Grouping under study show that the surveyed teachers value professional skills that they consider determinant for the tasks to be performed by the Department Coordinator (problem-solving and leadership skills) to the detriment of purely administrative aspects. According to the surveyees, this leadership should be based on collaborative and trustworthy relationships. In addition to this type of skills, the teachers consider that the Department Coordinators should support the teachers, organise the department in a participative way, and involve teachers in the school organisation.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaLeite, TeresaRCIPLSimões, Susete Maria Loureiro dos Santos2021-05-07T13:46:00Z2021-02-152021-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13308TID:202706230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:17.142270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
title A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
spellingShingle A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos
Departamento do 1º ciclo
Liderança
Coordenadores de departamento
Órgãos intermédios
Department coordinators
Primary education department
Intermediate bodies
Leadership
title_short A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
title_full A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
title_fullStr A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
title_full_unstemmed A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
title_sort A liderança dos orgãos intermédios: a coordenação do departamento do 1º ciclo
author Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos
author_facet Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Susete Maria Loureiro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Departamento do 1º ciclo
Liderança
Coordenadores de departamento
Órgãos intermédios
Department coordinators
Primary education department
Intermediate bodies
Leadership
topic Departamento do 1º ciclo
Liderança
Coordenadores de departamento
Órgãos intermédios
Department coordinators
Primary education department
Intermediate bodies
Leadership
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07T13:46:00Z
2021-02-15
2021-02-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13308
TID:202706230
url http://hdl.handle.net/10400.21/13308
identifier_str_mv TID:202706230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133483919998976