A influência da família e da escola na formação de esquemas iniciais desadaptativos em crianças da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Nara Neide Teixeira Soares de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4945
Resumo: Este estudo investigou a influência da família e da escola na formação de Esquemas Iniciais Desadaptativos, em crianças da 2ª. etapa da Educação Infantil, matriculadas em escolas de Jaboatão dos Guararapes (PE). Com a escolha de uma abordagem qualiquantitativa utilizou-se questionários, entrevistas e observação sistemática. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) permitiu tabular e analisar os dados quantitativos obtidos em 21 questionários respondidos pelas famílias, e 14 questionários respondidos pelas professoras. A Análise de Discurso possibilitou organizar os dados qualitativos obtidos nos depoimentos das professoras em três formações discursivas: o papel da família, o papel da escola e as estratégias utilizadas em sala de aula. Com a observação sistemática, realizada em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre do ano, foi possível esquematizar os comportamentos apresentados pelas crianças de acordo com os domínios da teoria dos esquemas de Young. Comprovou-se que práticas parentais negativas podem possibilitar a formação de esquemas desadaptativos nas crianças a partir de 4 anos de idade; há esquemas predominantes conforme o gênero da criança; a escolaridade e a renda familiar podem influenciar a formação de esquemas específicos e a atuação das professoras pode reduzir ou até mesmo extinguir os esquemas que estão se formando.
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