O desenvolvimento da linguagem oral na educação pré-escolar : um estudo no domínio lexical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Ana Filipa dos Santos Albino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1374
Resumo: O presente trabalho incide na avaliação da oralidade das crianças. Escolhi este tema pois considero que é uma temática muito interessante de ser estudada e, uma vez que são crianças pequenas, necessitam de ser estimuladas a este nível. O grupo de crianças com quem trabalhei é heterogéneo, composto por 22 crianças, das quais 12 são meninas e 10 meninos, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Algumas destas crianças estavam a frequentar a educação pré-escolar pela primeira vez, portanto o grupo estava em níveis de desenvolvimento diferentes. Este estudo teve como principal objetivo desenvolver a oralidade das crianças relativamente ao Domínio Linguístico Lexical, concretamente ao nível da Definição Nominal e à Definição Verbal. Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizando-se as seguintes técnicas para recolha de dados: observação participante, registo fotográfico, vídeos e trabalhos de registo da criança. A recolha de informação foi efetuada a partir de um percurso pedagógico constituído atividades enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II, implementadas entre março e maio de 2011. Foi realizada inicialmente uma avaliação inicial para verificar em que patamares as crianças se encontravam ao nível da linguagem oral, particularmente no Domínio Lexical. Seguidamente, ao longo das várias sessões, foram realizadas diversas atividades de forma a fomentar o desenvolvimento da linguagem neste domínio. No final foi realizado o mesmo subteste inicial de forma a perceber se tinha existido uma evolução por parte do grupo. Em suma, pode-se concluir que todo este estudo foi bastante pertinente uma vez que estimulou e desenvolveu o grupo a este nível, sendo notório de facto uma grande evolução na maioria das crianças. Na realização dos subtestes verificou-se que as crianças tiveram maior facilidade, apresentando, no entanto, melhores resultados, no subteste relativo à definição nominal do que no subteste da definição verbal.
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