Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Madalena Pereira dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/2390
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
id RCAP_fedc30e06930be3242dbd1c06d75e38b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2390
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiaisConsciência lexicalNomeaçãoDefinição verbalTreino de consciência lexicalLexical awarenessNamingVerbal definitionLexical awareness trainingDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação EspecialO objetivo deste estudo de intervenção é analisar o impacto de um programa de desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares. Neste estudo participaram 21 crianças com idades compreendidas entre os três anos e os seis anos de idade, a frequentar um jardim-de-infância. Duas destas crianças tinham Necessidades Educativas Especiais. Os participantes foram avaliados em capacidade para fazer nomeação e definição verbal (Sim-Sim, 2006) no pré e pós-testes. Entre estes desenvolveu-se um programa de treino em consciência lexical, com oito sessões. Este programa continha exercícios relativos à forma fónica e ortográfica das palavras e seu significado, à categoria sintática, às propriedades de seleção categorial, às propriedades de seleção semântica, a reconhecer as unidades mínimas com significado e a conhecer as propriedades flexionais. Os resultados obtidos revelaram uma significativa diferença entre os momentos de teste, que se traduziam pela expansão do léxico, nomeadamente na aptidão para usar nomes e verbos para funções de definição verbal e de nomeação. Verificou-se ainda que, tal como no primeiro caso, também as crianças com Necessidades Educativas Especiais obtiveram progressos impressivos. Conclui-se, assim, que é possível estimular alguns aspectos importantes do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares antes da iniciação formal à leitura e escrita. - Abstract The objective of this intervention study is to analyze the impact of a program of lexical development in preschool children. This study involved 21 children aged between three years and six years, attending kindergarten. Two of these children had special educational needs. Participants were pre-and post-tested on their ability to do the naming and verbal definition (Sim-Sim, 2006). A training program in lexical awareness consisting of eight sessions took place after the pre-test. This program contained exercises related to phonics and spelling of words and their meaning, syntactic category, the categorical properties of selection, the selection of semantic properties, to recognize the minimal units of meaning and knowing the inflectional properties. The results revealed a significant difference in expansion of the lexicon, ability to use nouns and verbs for functions of naming and verbal definition. The children with SEN, also obtained quite impressive resuelts. To conclude, it is possible to stimulate some important aspects of lexical development in preschool children before their formal initiation to reading and spelling.Rosa, JoãoRCIPLSantos, Madalena Pereira dos2013-03-27T15:44:08Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:09.595945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
title Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
spellingShingle Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
Santos, Madalena Pereira dos
Consciência lexical
Nomeação
Definição verbal
Treino de consciência lexical
Lexical awareness
Naming
Verbal definition
Lexical awareness training
title_short Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
title_full Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
title_fullStr Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
title_sort Impacto de um programa de estimulação do desenvolvimento lexical em crianças pré-escolares, sem ou com necessidades educativas especiais
author Santos, Madalena Pereira dos
author_facet Santos, Madalena Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Madalena Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência lexical
Nomeação
Definição verbal
Treino de consciência lexical
Lexical awareness
Naming
Verbal definition
Lexical awareness training
topic Consciência lexical
Nomeação
Definição verbal
Treino de consciência lexical
Lexical awareness
Naming
Verbal definition
Lexical awareness training
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
2013-03-27T15:44:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/2390
url http://hdl.handle.net/10400.21/2390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133376452493312