As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24731 |
Resumo: | A urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico. |
id |
RCAP_fee207b4c5ece25402effdf0e093e5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24731 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aulaCTSEstudo de aulaFormação inicial de professoresDesenvolvimento profissionalVelocidade do somA urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico.CIDTFF, Universidade de AveiroRepositório da Universidade de LisboaConceição, TeresaBaptista, MónicaPonte, João Pedro da2016-09-23T17:05:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24731porConceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2016). As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468-485.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:46.998888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
title |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
spellingShingle |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula Conceição, Teresa CTS Estudo de aula Formação inicial de professores Desenvolvimento profissional Velocidade do som |
title_short |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
title_full |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
title_fullStr |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
title_full_unstemmed |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
title_sort |
As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula |
author |
Conceição, Teresa |
author_facet |
Conceição, Teresa Baptista, Mónica Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Mónica Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Teresa Baptista, Mónica Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Estudo de aula Formação inicial de professores Desenvolvimento profissional Velocidade do som |
topic |
CTS Estudo de aula Formação inicial de professores Desenvolvimento profissional Velocidade do som |
description |
A urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-23T17:05:03Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24731 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2016). As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468-485. 1647-3582 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF, Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
CIDTFF, Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134330009681920 |