As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Teresa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Baptista, Mónica, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24731
Resumo: A urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico.
id RCAP_fee207b4c5ece25402effdf0e093e5a6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24731
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aulaCTSEstudo de aulaFormação inicial de professoresDesenvolvimento profissionalVelocidade do somA urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico.CIDTFF, Universidade de AveiroRepositório da Universidade de LisboaConceição, TeresaBaptista, MónicaPonte, João Pedro da2016-09-23T17:05:03Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24731porConceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2016). As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468-485.1647-3582info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:46.998888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
title As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
spellingShingle As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
Conceição, Teresa
CTS
Estudo de aula
Formação inicial de professores
Desenvolvimento profissional
Velocidade do som
title_short As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
title_full As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
title_fullStr As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
title_full_unstemmed As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
title_sort As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula
author Conceição, Teresa
author_facet Conceição, Teresa
Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Teresa
Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Estudo de aula
Formação inicial de professores
Desenvolvimento profissional
Velocidade do som
topic CTS
Estudo de aula
Formação inicial de professores
Desenvolvimento profissional
Velocidade do som
description A urgência de envolver os alunos em questões CTS coloca desafios aos professores. O estudo de aula é um modelo de desenvolvimento profissional de professores, que, pelas suas características, colaborativas e reflexivas, e centrado nos alunos, permite aos professores aprender a lidar com estes desafios. Num estudo de aula, os professores definem uma questão relacionada com as aprendizagens dos alunos, planeiam uma aula com a finalidade de responder a essa questão, um dos participantes leciona a aula, os outros observam e tomam notas. Depois, em conjunto, refletem sobre os resultados, avaliando a eficácia das suas opções. Este trabalho dá a conhecer as aprendizagens profissionais dos futuros professores de física e química quando exploram o tópico velocidade do som, nos seguintes domínios: (i) natureza das tarefas a propor aos alunos; e (ii) dificuldades dos alunos no tópico. O tópico insere-se no tema sustentabilidade na terra, das orientações curriculares e de extrema relevância para o dia-a-dia dos alunos. A metodologia de investigação é qualitativa, de orientação interpretativa, com observação participante. São participantes três futuros professores de física e química. Os dados são recolhidos através de um diário de bordo, registo vídeo das sessões, entrevistas e reflexões escritas dos participantes. Os resultados mostram que os futuros professores aprendem a elaborar tarefas mais desafiantes para os alunos, a valorizar contextos relacionados com o dia-a-dia e a identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos no tópico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-23T17:05:03Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24731
url http://hdl.handle.net/10451/24731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2016). As aprendizagens profissionais de futuros professores de Física e Química num estudo de aula. Indagatio Didactica, 8(1), 468-485.
1647-3582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF, Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF, Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134330009681920