A articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclodo ensino básico: representações de educadores e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8380 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação intitula-se “A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: representações de Educadores e Professores” e tem como objetivos verificar quais as representações que os docentes destes níveis de ensino têm sobre a articulação curricular, como a desenvolvem, quais as vantagens que associam a esta prática, assim como identificar as dificuldades/constrangimentos sentidos na sua prática. Tendo em conta a literatura que podemos encontrar neste domínio, assim como a legislação em vigor que regula o sistema educativo, a articulação curricular entre ciclos de ensino é assumida como muito relevante e entendida como facilitadora das transições educativas, promovendo a sequencialidade educativa e o sucesso dos alunos. Neste sentido, é necessário que os docentes entendam que o processo educativo e de aprendizagem é contínuo e que a prática educativa deve ser conexa e articulada, o que exige de cada docente uma atitude crítica, reflexiva e disponível, de modo a encontrar respostas adequadas que promovam uma harmoniosa transição entre ciclos, que promova o sucesso educativo. Para alcançarmos os nossos intentos de investigação, optámos por uma metodologia qualitativa, inserida numa perspetiva descritiva e interpretativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a quatro Educadores e quatro Professores do 1º CEB de um agrupamento de escolas da zona norte. Os resultados obtidos permitem verificar que Educadores e Professores do 1º CEB reconhecem as vantagens e a necessidade da articulação curricular na promoção do sucesso educativo dos alunos, no entanto mostram conhecer, com pouca profundidade, os normativos legais que suportam a articulação curricular. As suas práticas estão dependentes das diretrizes emanadas pelo órgão de gestão e são enumerados constrangimentos de vária ordem, em especial pelos Professores do 1º CEB, que mostram mais reservas quanto à articulação curricular. |
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A articulação curricular entre a educação pré-escolar e o 1º ciclodo ensino básico: representações de educadores e professoresCurrículoArticulaçãoContinuidadeTransiçãoSucesso EducativoO presente trabalho de investigação intitula-se “A Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: representações de Educadores e Professores” e tem como objetivos verificar quais as representações que os docentes destes níveis de ensino têm sobre a articulação curricular, como a desenvolvem, quais as vantagens que associam a esta prática, assim como identificar as dificuldades/constrangimentos sentidos na sua prática. Tendo em conta a literatura que podemos encontrar neste domínio, assim como a legislação em vigor que regula o sistema educativo, a articulação curricular entre ciclos de ensino é assumida como muito relevante e entendida como facilitadora das transições educativas, promovendo a sequencialidade educativa e o sucesso dos alunos. Neste sentido, é necessário que os docentes entendam que o processo educativo e de aprendizagem é contínuo e que a prática educativa deve ser conexa e articulada, o que exige de cada docente uma atitude crítica, reflexiva e disponível, de modo a encontrar respostas adequadas que promovam uma harmoniosa transição entre ciclos, que promova o sucesso educativo. Para alcançarmos os nossos intentos de investigação, optámos por uma metodologia qualitativa, inserida numa perspetiva descritiva e interpretativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a quatro Educadores e quatro Professores do 1º CEB de um agrupamento de escolas da zona norte. Os resultados obtidos permitem verificar que Educadores e Professores do 1º CEB reconhecem as vantagens e a necessidade da articulação curricular na promoção do sucesso educativo dos alunos, no entanto mostram conhecer, com pouca profundidade, os normativos legais que suportam a articulação curricular. As suas práticas estão dependentes das diretrizes emanadas pelo órgão de gestão e são enumerados constrangimentos de vária ordem, em especial pelos Professores do 1º CEB, que mostram mais reservas quanto à articulação curricular.This research work entitled "The Curricular Articulation between Pre-school Education and Primary School: representations of Pre-school Teachers and Primary School Teachers", aims to verify what representations teachers of these levels of education have on the articulation of curriculum, how they develop it, what advantages they associate with this practice, as well as identify the difficulties /constraints felt in their practice. Taking into account the literature found in this area, as well as the legislation regulating the education system, the curricular articulation between the Pre-school Education and Primary School education is assumed to be very relevant and understood as facilitator of educational transitions, promoting educational sequentiality and the success of the students. In this sense, it is necessary for teachers to understand that the educational and learning process is continuous and that their practice must be connected and articulated, which demands from each one a critical, reflective and available attitude, in order to find answers to promote a smooth transition between levels that promotes educational success. In order to achieve the aims of our research, we chose a qualitative methodology, inserted in a descriptive and interpretive perspective, using semi-structured interviews with four Pre-school Teachers and Four Primary School Teachers from a “Agrupamento”(a grouping of schools) in the northern region of Portugal. The results obtained allow us to verify that Pre-school and Primary School Teachers recognize the advantages and the necessity of the curricular articulation in the promotion of the educational success of the students, however they demonstrate to know, with little depth, the legal norms that support the curricular articulation. Their practices are dependent on the directives issued by the governing, and various constraints are enumerated, especially by the Primary School Teachers, who show more reservations regarding the curricular articulation.2018-04-13T15:50:58Z2018-01-26T00:00:00Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8380TID:202324451porRodrigues, Cláudia Maria Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:30:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:30.057426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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